Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Momentos Decisivos

* Profº Adm. Jadir Emilio Fank

Está se aproximando o momento em que os paraenses poderão se livrar de tantos problemas. Será nesse dia 11 de dezembro, quando podemos, através do nosso voto, livrar-nos de décadas e mais décadas de abandono dos governantes, que somente pensam em seu umbigo. Abandono na saúde, na educação, na segurança pública, no saneamento básico, na ...,assim por diante. Quem mora na região do futuro Estado do Tapajós, sabe bem disso.
Os políticos sérios de Belém, nos debates promovidos pela imprensa televisionada, apenas sabem falar que a separação é coisa de meia dúzia de políticos interessados em algum cargo. Eles estão chamando todos vocês da região Itaituba, Santarém, Altamira, Marabá, paraenses de nascimento, da gema, e os paraenses de opção e adotivos, de mentirosos. Alegam que vocês não têm direito de sonhar, de ter vida digna, de ter educação de melhor qualidade, de ter saúde que condiz com as necessidades. De terem suas escolas e hospitais, que hoje não existem ou são ineficientes.
Sabem por que dizem isso? Por que não conhecem o Estado que falam que tanto amam. Talvez os dois representantes que defendem a não divisão, não conhecem a real necessidade da população daquela região. Não conhecem Jacareacanga e seu interior, não conhecem Itaituba e seu interior. Não conhecem Creporizão e o sofrimento de seu povo, que no período da chuva não conseguem se deslocar livremente, pois a rodovia estadual (uma das poucas da região oeste do Pará), estadualizada a pouco mais de um ano, não oferece a mínima condição de trafegabilidade, por falta de manutenção.
Também não conhecem Novo Progresso e seu interior, muito menos até a divisa com Guarantã do Norte no Mato Grosso, distante cerca de 2.200 km da Capital do Pará. Dos quais em torno de 1.500 km são de estrada de terra, sem pavimentação, com os maiores problemas possíveis, e ao longo de seu percurso vivem milhares de paraenses. Não conhecem Aveiro e seus problemas, onde o acesso é apenas pelo Majestoso Rio TAPAJÓS, que dará o nome do futuro Estado. O que falar de Castelo dos Sonhos, Alvorada da Amazônia, Cachoeira do Curuá, Mamãe Anã, Creporizinho, Vila dos Gaúchos, Base Aérea do Cachimbo, Novo Horizonte, Vila Izol (km 1000), Carro Velho, Moraes de Almeida, Riozinho das Araias, entre tantas comunidades. Estranham esses nomes? Nunca ouviram falar esses nomes? Não se preocupem, a maioria dos paraenses também não ouviram falar. Por incrível que pareça é PARÁ. Mas um Pará distante dos sonhos e da realidade do povo daí. A grande maioria da população dessa regiãonão conhece a capital de seu Estado, mas conhecem Manaus, Sinop e Cuiabá.
Mas isso não importa para esses políticos. Os políticos de Belém, pensam que o Estado se resume à Belém e região metropolitana. O importante para eles é que a BR 316 esteja em condições de levá-los as praias de Salinas, Mosqueiro ou para suas fazendas na região metropolitana. Se eles não se importam nem com povo da Terra Firme, Guamá, Bengui, entre outros bairros de Belém, pois os mesmos não têm água encanada, recolha de lixo, o esgoto é a céu aberto, que o direito a saúde é restrito, se à educação é de qualidade ou não, ou se as aulas são ministradas debaixo de árvores, como foi notícia nacional. Vocês acham que irão se importar com as demais regiões do Estado. O importante para essa elite é que tenham tudo do bom e do melhor, moram em condomínios de luxo, onde o valor do condomínio é pelo menos uma dezena de vezes maior do que a grande maioria do povo do Pará recebe por mês, de acordo com dados do IBGE. Pago com o nosso dinheiro, ou seja, o dinheiro do povo.
Se de fato esses “políticos lideres” pela união dos problemas do povo do Pará, amam o Pará e seu povo, como falam em suas propagandas eleitorais, deveriam apoiar a EMANCIPAÇÃO, das duas regiões e depois UNIR os três Estados, juntamente com os outros seis Estados da Região Norte, para lutar por mais recursos junto ao Governo Federal. Teríamos mais seis Senadores lutando pela região. Essa deveria ser a luta. Essa é nossa luta, a luta do povo. Respeitem isso e unem-se.
Pensamos nisso e votem certo nesse dia 11 de dezembro. 77 e confirme, 77 e confirme. Até a próxima.

* Diretor da Fac. de Ed. e Tec. da Amazônia – Abaetetuba – PA
Cidadão Itaitubense - Concedido pela Câmara Municipal de Itaituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário