Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Desrespeito: Vereadores não são atendidos pela direção da Pró Saúde

Com intuito de ter explicações oficiais sobre as demissões e redução de salário dos funcionários do Hospital Regional DR. Waldemar Pena - HRBA, todos os parlamentares realizaram ontem (08/10), após a primeira parte da sessão uma visita in loco. A solicitação para essa ação partiu do vereador Erasmo Maia (DEM).
Segundo Erasmo, um hospital de alta e média complexidade, com a estrutura que tem e principalmente com os recursos que deveriam vir para administração, não poderia permitir que isso acontecesse. “O governo do Estado assinou um aditivo no contrato da Pró-Saúde em torno de 65 milhões de Reais, por ano, até 2010, para poder atender a implantação do serviços, o que nos sabemos é que depois de vários serviços em funcionamento o Hospital esta no momento tendo um desmonte, funcionários demitidos e desativação de serviços, a população que entender o por que dessa situação”, informou.
O parlamentar afirma que esse é o motivo da visita, questionar por que o governo não esta repassando os recursos devidos e permitindo essas demissões e desativações.
A presença unânime dos 14 parlamentares foi considerado inédita pela a imprensa, no auditório do hospital todos ficaram a espera do diretor da Pró Saúde, Jeferson Miranda. Profissionais de TV, Rádio, Impresso e site jornalístico também aguardavam pelo posicionamento da direção. O assessor de comunicação do Hospital, Amarildo Sena, intermediou toda a conversa. Depois de mais de 1 hora de espera, a decisão final veio não muito favorável aos vereadores. Segundo o assessor, a Secretaria de Saúde do Estado - SESPA não autorizou que a direção da empresa que administra o Hospital se posiciona se sobre o assunto.
Para Erasmo essa omissão é revoltante e desrespeitosa. “As explicações sobre este problema não eram somente para os vereadores, mas sim para toda a sociedade, a Câmara veio aqui para ouvir as informações, a sociedade santarena quer saber o que está acontecendo. Nós queremos abrir essa caixa preta de informações”, indagou.
Ele enfatiza que as informações sobre a atual situação do Hospital são necessárias para que o poder legislativo também possa tomar providências, ajudando nesse problema que afeta a todos.
Depois da revolta dos vereadores pelo não posicionamento do diretor, foi dada a proposta de realizar um sessão espacial na Câmara na próxima quarta-feira (14/10), a mesma foi aceita pela maioria. A Secretaria Estadual de Saúde deverá prestar esclarecimentos a respeito das demissões e do corte de vários serviços do Hospital. Serão convidadas também todas as Câmaras de Vereadores do Oeste do Pará, ministério Público e demais órgãos de defesa e toda a sociedade.
ASCOM - CMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário