Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Prefeitura de Santarém quer administração do hospital regional


O Hospital Regional do Baixo Amazonas tem sido, constantemente, alvo de críticas. O verdadeiro caos no qual se encontra a unidade de saúde revoltou os santarenos que, sem serem avisados, viram o quadro de funcionários ser reduzido drasticamente.
Com a chamada demissão em massa, parte dos serviços oferecidos pelo Regional também foi prejudicado. Serviços de média e alta complexidade estão sendo desativados gradativamente. E, de quem será a responsabilidade pela decadência no Hospital Regional?
A Pró-Saúde, empresa que administra aquela unidade disse que parte da culpa é do governo do Estado que não tem cumprido sua responsabilidade. Já o governo estadual informa que os cortes na verba, que chegaram a pouco mais de 1 milhão de reais, são consequência de diminuição de gastos.
Culpas à parte, o impasse em relação ao caos do Regional continua. A preocupação é tanta que os órgãos responsáveis pela saúde santarena e regional estão em constantes reuniões.
Hoje, por exemplo, aconteceu uma reunião no Conselho Municipal de Saúde. O Conselho reuniu com a secretaria estadual de saúde, sindicato de saúde e SEMSA. O objetivo da reunião? O destino da administração do Hospital Regional.
O secretário municipal de saúde, José Antonio Rocha conversou com a nossa reportagem e expressou a vontade do município em administrar o Regional.
Sobre o fato de o município vir a administrar o Hospital Regional, as opiniões se dividem. A base de apoio diz que Santarém está pronta para administrar uma unidade do porte do Regional, outros, não tem a mesma opinião e ainda acrescentam que com a prefeitura no comando, as coisas podem piorar. É esperar pra ver.
O debate de hoje deve ser levado à sessão especial entre vereadores, SESPA e sociedade em geral, marcada para acontecer amanhã, na Câmara de Vereadores.
Rádio Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário