Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Monitores de infocentros do Navegapará são capacitados em Itaituba

Durante cinco dias, 21 monitores de infocentros dos municípios de Itaituba e Rurópolis participaram de uma formação técnica e pedagógica para aprimorarem suas atividades desenvolvidas nos Infocentros. A capacitação aconteceu no período de 26 a 31 de março e foi ministrada por técnicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).
Os monitores receberam treinamento sobre o software livre Linux, instalação de softwares, ferramentas de comunicação e de Educação à Distância (Moodle), tecnologia educacional, além de estudos sobre software livre, história da internet e montagem de servidores. “Tem sido muito bom ser monitor do infocentro. Eu já conheci pessoas novas, já fiz cursos e já aprendi bastante”, destacou Kleberson Souza, monitor do Infocentro Ponto de Cultura de Ouro.
Para Tiago Cardoso, técnico da Prodepa que ministrou alguns módulos da capacitação, vários esforços são necessários para o funcionamento de um infocentro em Itaituba. “São 1.800 km de fibra ótica para levar o sinal de internet até o município. Você anda pela cidade e não encontra uma escola de informática. É aí que o infocentro faz a diferença, pois esses monitores estão sendo capacitados agora para serem multiplicadores desse conhecimento na sua comunidade”, constata.
No sábado, 31, os monitores capacitados reuniram-se com os gestores dos infocentros onde atuam para participarem de um Fórum onde puderam conhecer um pouco mais sobre o Programa Navegapará. A coordenadora do Programa esteve presente no evento e ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido. “O que foi feito aqui em Itaituba será feito em outros municípios do Estado. Nosso objetivo é melhorar o trabalho desses monitores, o atendimento aos usuários e potencializar o uso das tecnologias em prol da comunidade”, assegurou Monica Braga.
O monitor voluntário do infocentro localizado na Aldeia Kahyhy’p, Lucivaldo Kato, percebeu a utilidade das redes sociais e criou o blog Aldeia Praia do Mangue para divulgar as atividades desenvolvidas na sua comunidade. “Como monitor do infocentro eu aprendi um pouco sobre internet e informática, e queria poder usar isso para ajudar meu povo. Decidi criar um blog para mostrar o que fazemos aqui na aldeia, nossa organização, trabalhos relacionados à saúde e meio-ambiente, além do artesanato que produzimos. Outro dia uma pessoa entrou em contato comigo depois de ver o blog para saber como comprar um dos nossos produtos”, destacou Lucivaldo.
No Fórum, os monitores receberam o certificado da capacitação das mãos de seus gestores e dos técnicos que ministraram o treinamento. Num segundo momento, a programação foi voltada especialmente para os gestores, que aproveitaram parar esclarecer dúvidas e receberam orientações sobre como conduzir o infocentro quando houver a troca de monitores para que eles não fiquem fechados ou não sejam mal utilizados. “Esse encontro com os gestores é muito importante para que eles tenham conhecimentos mínimos sobre as máquinas, software e também sobre como orientar os monitores na solução de problemas técnicos”, ressaltou Tiago Cardoso.
Para as instituições interessadas em desenvolver trabalho semelhante ao que vem ocorrendo em Itaituba e Rurópolis, a Secti lançará, em abril, o edital que selecionará órgãos públicos e entidades do terceiro setor sem fins lucrativos com interesse em implantar infocentros.
Agencia Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário