Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prazo para justificar falta no plebiscito acaba hoje


A justificativa de votação para quem esteve ausente no plebiscito sobre a divisão do Pará se encerra hoje. Os eleitores que trabalharam, estavam doentes ou em viagem para outros estados no dia 11 de dezembro, data da consulta pública, tem o horário das 8 às 13h para se que livrem das pendências com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). A multa cobrada após este prazo é de R$ 3,50.
O procedimento dura menos de 15 minutos e deve pode ser feito em qualquer cartório eleitoral do Pará. Em Belém, o eleitor deve procurar o Centro de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizado na travessa Pirajá, entre Visconde de Inhaúma e Marquês de Herval. De acordo com o supervisor da CAE, Rodrigo Valdez, para justificar o não comparecimento às urnas é necessário apresentar documentos, como atestados médicos, em caso de enfermidade; faturas de cartão de crédito ou passagens para comprovar viagens ou ofício emitido pelo local de trabalho que confirme o plantão no dia do pleito. 'A maioria das pessoas está optando por pagar a multa. Muitos não têm ou não guardaram comprovantes. A CAE recebe os pagamentos durante o ano inteiro, o que vai acabar é o prazo para a justificativa', reforça.
Com pendências com a Justiça eleitoral, o cidadão não pode tomar posse em cargos de concurso público, emitir passaportes ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) e nem efetuar inscrição para recebimento de benefícios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No dia 9 de maio, uma quarta-feira, se encerrará também o tempo hábil para a emissão da 1ª via ou revisão do título e ainda para a transferência de domicílio eleitoral.
A emissão da 2ª via do documento poderá ser feita até 10 dias antes das eleições municipais, a 7 de outubro deste ano. 'As pessoas devem se dirigir ao CAE com antecedência, pois a tendência é que com a proximidade das eleições, o movimento aumente. Entretanto, não há necessidade para tumultos, uma vez que os serviços são ofertados durante o ano inteiro, inclusive naqueles em que não ocorrem eleições. Mas é importante também ficar de olho nos prazos', enfatizou o coordenador. Para obter mais informações, a CAE disponibiliza um número de telefone em horário comercial: 3276-9293.
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário