Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Professor da UFOPA defende tese no NAEA

O Prof. Jarsen Luís Castro Guimarães, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA, defendeu, no dia 30 de janeiro de 2012, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), a tese intitulada “Motivações do crime segundo o criminoso: condições econômicas, interação social e herança familiar”.
O trabalho faz uso de modelos econométricos para estudar a relação entre categorias de crimes e variáveis socioeconômicas na região do Oeste do Pará, com foco no município de Santarém. A pesquisa foi realizada na penitenciária agrícola Sílvio Hall de Moura, com população carcerária masculina estimada em mais de 500 presos.
Como resultado, a pesquisa observou que a motivação básica para o preso cometer crimes é diferente entre as quatro categorias pesquisadas: nos crimes contra a vida, observou-se a interação social como a principal motivação; nos crimes contra os costumes, a herança familiar e a interação social; nos crimes contra o patrimônio, a condição social do indivíduo; e a motivação do preso por tráfico de entorpecentes encontrou apoio nas questões econômicas, na interação social e na herança familiar do indivíduo.
Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário