Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Governo discute demandas apresentadas pela direção da Colônia de Pescadores Z-20

O prefeito Alexandre Von reuniu nesta terça-feira (27) com a direção da Colônia de Pescadores Z-20. Governo e Z-20 discutiram uma pauta comum que incluiu, entre outros temas: adequações na estrutura da Feira do Pescado e organização sobre a comercialização de peixe na Feira do Pescado do Uruará e apoio do Município para realização da Assembleia Geral da Z-20, dentro das Festividades de São Pedro. Na ocasião, o prefeito também assinou Convênio que prorroga o prazo de vigência para implantação do Centro Integrado da Pesca Artesanal e da Aquicultura (CIPAR). Participaram da reunião, os secretários da SEMAP, Rosivaldo Colares e João Clóvis Lisboa (adjunto), Valdir Matias Jr. (Planejamento e Desenvolvimento), Podalyro Neto (Meio Ambiente), Edilson Pimentel (Infraestrutura), Nato Aguiar (Cultura), Geraldo Bittar (NGO) e Otávio Macêdo (Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar).
O Convênio, entre a Prefeitura e o Ministério da Pesca e Aquicultura, prorroga até o dia 29/05/2015 o prazo para que o CIPAR seja implantado em Santarém. De acordo com o Núcleo de Gerenciamento de Obras Especiais (NGO), o edital com as informações às empresas interessadas deve ser divulgado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (28). O valor da obra é de R$ 2,5 milhões, com contrapartida do Município no valor de R$ 125 mil.
Os Centros Integrados da Pesca Artesanal e da Aquicultura são infraestruturas de pequeno e médio porte, destinadas a apoiar as atividades de movimentação, beneficiamento, armazenamento e comercialização de pescados, incluindo também as ações de capacitação e qualificação de pescadores artesanais e de aquicultores familiares.
O prefeito informou à categoria sobre o interesse de empresas para investir em portos privados, sobretudo, na grande área do Maicá. Von garantiu aos pescadores que o Governo não vai tomar decisões unilaterais e que a comunidade, principalmente a dos bairros de abrangência do Maicá, será informada sobre o planejamento das empresas na área socioeconômica e ambiental.
Na ocasião, os pescadores falaram da necessidade sobre fiscalizações nos mercados para evitar que pessoas não autorizadas comercializem o pescado no entorno e prejudique os associados da Z-20. O prefeito sugeriu que SEMAP, SMT, SEMINFRA e SEMMA agissem de forma coesa para garantir que a atividade dos pescadores legais não seja prejudicada.
Ao final foi discutido como será o apoio da Prefeitura para a realização da Assembleia Geral da Z-20, no próximo dia 29/06, que deve reunir quase quatro mil associados no ginásio do Colégio Dom Amando.

CCOM/PMS 


Nenhum comentário:

Postar um comentário