A cheia das águas do Rio Tapajós está encobrindo as praias de Santarém, oeste do Pará. De acordo com a Defesa Civil, o nível está subindo de 2 a 4 centímetros por semana. Em Ponta de Pedras, considerada uma das praias mais bonitas da região, os vendedores donos de barracas precisaram paralisar os serviços por causa dos transtornos.
Das 14 barracas que funcionam com a venda de bebidas e comidas, apenas quatro estão abertas, resistindo a cheia. O estabelecimento de Expedido dos Santos foi um dos afetados. Ele teve que retirar mesas e cadeiras do local para evitar maiores prejuízos. “Todo ano a gente para. Este ano já estamos com um mês parado e ninguém sabe até quando vai ficar porque a água continua crescendo e crescendo. Nós dependemos da cheia. Se ela der folga nós vamos trabalhar”, explica.
De acordo com os moradores, em 2013 o nível da água chegou até uma marca em que os vendedores ainda conseguiram permanecer com os atendimentos aos visitantes, mas este ano, a água já chegou até a calçada das barracas. A preocupação dos vendedores é que eles enfrentem outra cheia, como a de 2009, considerada a maior na região. “Está perto, então temos que sair, abandonar o trabalho e procurar outro tipo de trabalho”, destaca o vendedor, Manoel dos Santos.
“Está faltando pouco para a de 2009. Acho que é questão de centímetros. De sábado para domingo encheu mais. A previsão é que continue”, comenta o presidente da Associação de Moradores de Ponta de Pedras.
No final da tarde de sábado (17), o nível do rio Tapajós teve uma rápida subida e assustou comerciantes do centro da cidade. Diante do fato inesperado, muitas pessoas fizeram contato com a Defesa Civil para informar o ocorrido. Passarelas que seriam construídas somente nesta segunda-feira (19), começaram a ser construídas no sábado mesmo. A Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) foi convocada a interditar os trechos e novas bombas que fazem a sucção da água dos pontos alagados foram instaladas. Segundo a Capitania dos Portos, o rio marcou 8,08 metros no sábado.
Fonte: G1 Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário