Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Setores produtivos apresentam propostas durante reunião do Grupo de Gestão Integrada

A reunião foi realizada na semana passada, sob a coordenação da Prefeitura de Santarém, com a participação de secretarias de governo, cadeias produtivas dos setores de hortifrutigranjeiros, avicultura, turismo e  imobiliário que tiveram 20 minutos para fazer considerações. Durante a apresentação, os representantes de cada setor fizeram um resumo quanto à área de atuação e sobre as dificuldades encontradas para desenvolvimento de atividades.
Um dos temas discutidos foi o Plano de Expansão da Cargill. A empresa pretende ampliar o Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Santarém. A Cargill deverá investir, durante o ano de 2014 e o primeiro semestre de 2015, R$ 240 milhões.
Outro setor que busca soluções, a partir das discussões no GGI, é o ceramista. Os empresários do setor querem parceria com os governos municipal e estadual para implantar  um distrito que abrigará as indústrias do setor oleiro, fora do centro urbano. A partir dessa estruturação, o setor devidamente legalizado, terá condições de aumentar a produção, fortalecer a renda e aumentar a oferta de emprego.
Durante a reunião, o prefeito Alexandre Von destacou a recuperação de 500 km de ramais como forma de incentivar o desenvolvimento econômico na região. Por conta disso, neste verão, o município vai priorizar a manutenção de ramais, integrando as ações da cadeia produtiva do setor hortifrutigranjeiro com as outras cadeias produtivas rurais. Essa integração fortalecerá o Programa de Modernização da Produção Familiar, desenvolvido pela Coordenadoria de Municipal de Produção Familiar, ligada à Secretaria Municipal de Agricultura e Produção Familiar.
O Grupo de Gestão Integrada para Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI) é uma parceria entre o governo do municipal, por meio das secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, bancos oficiais e representantes do setor produtivo ligados ao desenvolvimento sustentável.


CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário