Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Escolas do Município encerram calendário letivo

O calendário escolar das unidades de ensino da rede municipal encerrou na última sexta-feira, 20. Foram cumpridos 200 dias letivos em 357 escolas: 76 na área urbana, 90 no planalto e 191 na região de rios. Para 2.966 alunos da região de várzea o calendário é diferenciado. As 41 escolas irão encerrar as aulas somente em abril de 2014, devido à cheia do rio Amazonas. “Hoje Santarém conta com 58.261 alunos em atividade escolar. A Secretaria de Educação (Semed) busca oferecer condições cada vez melhores para educadores e educandos, a fim de aprimorar o processo educacional. Isso porque a educação de cada pessoa está baseada no tripé: cuidar, brincar e ensinar”, destaca a secretaria adjunta, Marilza Serique. Ao falar sobre as matrículas, a secretária esclarece que as rematrículas serão realizadas logo após entrega dos boletins, e as matrículas de novos alunos iniciarão a partir da segunda quinzena de janeiro do próximo ano. Ela ainda explica que haverá parceria entre Semed e a 5ª Unidade Regional de Educação (URE), para a matrícula dos alunos que finalizaram o ensino fundamental.
Ao falar sobre o início das aulas em 2014, a secretária assegura que equipe técnica e pedagógica da Semed já iniciou a esboçar as propostas do calendário letivo, visto que serão facultativos os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, em junho. Mas ela afirma que as aulas da rede municipal de ensino iniciarão na segunda quinzena de fevereiro.
Programas e Projetos
Este ano, as escolas municipais puderam contar com atividades com projetos e programas que valorizam as atividades extracurriculares e a qualidade no ensino. Um exemplo é o Projeto Ciranda de Artes que foi criado com o intuito de subsidiar a escola em sua prática pedagógica, auxiliando a formação continuada do professor, por meio de palestras e oficinas e no desenvolvimento sociocultural do aluno, por meio de atividades artístico-literárias.
O projeto dispõe das seguintes oficinas: percussão, canto e flauta doce, dança, atividades manuais, conto e reconto.
Para jovens que não concluíram o ensino fundamental, a Semed oferece o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Projovem Urbano, que visa o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. As escolas também recebem atividades do Programa Mais Educação, com oficinas organizadas em macro campos de acordo com a realidade escolar e comunidade que está inserida.
Em Santarém, o programa atende 5.920 alunos em 44 escolas na zona urbana, e 10.863 alunos em 120 escoas na zona rural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário