Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Prefeitura divulga cronograma de vacinação contra covid-19 para grupos prioritários em Santarém


Por: Alanda | Publicado em: 20/01/2021

Autor: Weldon Luciano

 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o cronograma de vacinação contra covid-19 para grupos prioritários no município está em andamento. Ao todo, foram 6.475 doses recebidas para essa fase inicial.

Nesta primeira etapa, serão imunizados indígenas, idosos que vivem em asilos e profissionais de hospitais que atuam na linha de frente da pandemia. O planejamento foi feito de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde em concordância com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Nesta primeira etapa as equipes de vacinação irão até os profissionais de saúde, indígenas e idosos em asilos, ninguém será chamado para ser vacinado em locais específicos. 

Nesta quarta-feira (20), foram vacinados os profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Na quinta-feira (21), profissionais que atuam na Unidade de Saúde Descentralizada (USD) e idosos do Asilo São Vicente de Paulo serão contemplados.

Prefeito Nélio Aguiar acompanhou de perto a vacina dos profissionais da UPA. 

Na segunda-feira, 25, será a vez dos profissionais do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e do Hospital Sagrada Família. Na terça-feira (26), os profissionais do Hospital da Unimed recebem a vacina.

“Neste primeiro momento, o critério adotado para a vacinação será o de prioridade para grupos de risco e, entendemos que os profissionais da saúde que estão na linha de frente terão prioridade na imunização e começaremos pelos que atuam nos hospitais públicos e privados. Eles correm maior risco de infecção e precisamos muito deles no enfrentamento da doença", ressalta Marcela Tolentino, secretária municipal de Saúde em Santarém.

O prefeito Nélio Aguiar destaca que a chegada da vacina é um grande passo para a vitória contra o avanço da pandemia. “A chegada da vacina nos trouxe mais energia ainda para enfrentar esse inimigo invisível. Vamos vacinar esses primeiros grupos prioritários. As outras estratégias de combate à covid-19, como a Unidade de Saúde Descentralizada e o Ambulatório Itinerante continuam a todo vapor, salvando vidas”, disse o prefeito Nélio Aguiar. 

Plano de vacinação

1ª Fase: Trabalhadores de saúde, idosos com mais de 60 anos, que vivem em instituições e indígenas

2ª Fase: Profissionais de segurança pública na ativa, idosos a partir de 60 anos, povos e comunidades quilombolas

3ª Fase: Indivíduos que possuam comorbidades

4ª Fase:  Trabalhadores da Educação, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade.


Fonte: Prefeitura de Santarém

 

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quando serão vacinados os técnicos e enfermeiros que ytrabalham nas comidade s do interior que lá eles também são da linha de frente.

    ResponderExcluir