O incentivo a Agricultura Familiar e a garantia da segurança alimentar nas mesas das entidades socioassistenciais que realizam atendimento ao público em vulnerabilidade social foram assegurados na manhã desta terça-feira, 26, com o primeiro contrato de 2021 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O PAA é um programa do Governo Federal e administrado no município pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), que buscou o recurso conseguindo aprovação de R$933 mil que serão destinados, ao longo do ano, para a compra de alimentos de produtores da região.
Nesta primeira aquisição 20 produtores entregaram na Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF) quase 15 toneladas de alimentos que foram adquiridos na modalidade Compra Direta pelo PAA municipal. Entre os principais itens destacam-se jerimum, macaxeira, banana, polpa de frutas, couve, goma da tapioca e farinha.
Para a produtora rural Gerneide Oliveira, da comunidade Saracura, o programa valoriza a produção da família e possibilitou o sonho do ensino superior. _“Eu acho que essa preocupação que a Prefeitura tem com os produtores rurais da região é muito bom. Eu me sinto muito valorizada e me ajudou a conseguir várias coisas. Plantando melancia, jerimum, milho e banana eu estou conseguindo pagar a faculdade da minha filha. Isso pra mim não tem preço.”
O PAA é uma grande cadeia virtuosa que vem crescendo com qualidade em Santarém. É o que afirma o Chefe da Divisão de Segurança Alimentar, Fagner Gonçalves. _“Hoje, a execução do Programa em Santarém é referência no estado, pois gerou um impacto grande na agricultura e na questão do combate a insegurança alimentar e nutricional. No início, o principal objetivo do programa era gerar desenvolvimento socioeconômico no campo e ajudar o pequeno agricultor. Mas então veio essa ponta extremamente importante que é assegurar alimentação às unidades socioassistenciais e o município tem feito com êxito.”_
Os recursos ficam no município e os alimentos chegam fresquinhos para abastecer a mesa dos usuários das unidades internas da Semtras como os 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da região urbana e o Cras Alter do Chão, bem como os acolhimentos institucionais, e também da sociedade civil como o Lar São Vicente de Paulo, o Gracsan e a Seara.
A gestora da pasta de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, avalia que o PAA é uma política de grande alcance social. _“A união da segurança alimentar com o incentivo do agricultor familiar que hoje, está vinculado a assistência social só gera benefícios. Este é um recurso que fica na cidade de Santarém e que volta para o produtor rural incentivando a agricultura familiar e movimentando a economia da cidade. Além disso, a compra da produção garante a permanência do agricultor na região e a segurança alimentar aos nossos usuários.”A ação do PAA dará continuidade ao longo de 2021.
Fonte: Ccom/PMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário