Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Promotoria abre investigação de possíveis candidaturas “laranjas”

 

A Promotoria Eleitoral da 34ª Zona, com atuação em Itaituba, Trairão e Aveiro abriu investigação para apurar possíveis candidaturas laranjas nesses municípios. Para tanto, solicitou junto ao Cartório Eleitoral informações sobre gastos de campanha, tais como, santinho, adesivos, panfletos, entre outros, das seguintes pessoas:

Aveiro: Rubenize Lima dos Santos, Dejanilda Marques de Abreu, Daniele da Silva Moraes, Nayara Aguiar de Abreu, Livia Castro Soledade, Andreia Montanha Bulhões, Cleuciane Porto dos Anjos, Rozelei Pereira Lobato, Raylan Sebastião Matos da Silva, Maria de Nazaré Pedroso Dias.

Itaituba: Laís Serlange da Silva Lopes, Silvia Suane Santos Castro, Brenda Pantoja Alves, Sudevani Vieira da Silva, Josilene Souza Garcia, Cristiany Valeria Dias Pinto Santos, Yasmin Garcia Santana, Marcia Rafaela Elisiario Carvalho e Aline Alves Costa.

Trairão: Débora Belo Nunes, Cristina Maria Rolim Diniz, Simone Pinto de Almeida, Marta Cleia dos Santos Coimbra e Elizangela Ribeiro Bacelar.

Candidaturas Laranjas, ganhou força e prática após o TSE definir o percentual de 30% dos recursos do fundo eleitoral a candidaturas femininas. Conceitualmente, candidatura laranja e aquela que uma pessoa se passa por candidato, mas não participa do processo, é só fachada, mas é peça fundamental para arrecadar recursos e/ou atingir a cota de gênero.

Em Aveiro, Itaituba e Trirão, é visível os casos clássicos de candidaturas laranjas, candidaturas que não receberam nenhum voto, mas estavam lá, para garantir a cota de gênero, e de forma nefasta, interferiram e desequilibraram o processo eleitoral.

Em Vitória da Conquista – BA, o Ministério Público denunciou fraude na cota de gênero nas eleições de 2020, pois segundo a denuncia do Promotor José Junseira Oliveira, duas candidaturas femininas ao cargo de vereador foram fictícias, serviram apenas para cumprir a cota de seu partido PRTB. O MP solicitou a inelegibilidade de 25 pessoas e a cassação dos diplomas dos candidatos eleitos pelo partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário