Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Salvo Aéreo tem dificuldades em fazer Resgates no Oeste do Pará

Aeronaves usadas no Resgate
de pacientes grave
s

A Região Oeste do Pará tem recebido suporte Aéreo por parte do Governo do Estado do Pará, na primeira onda do Covid, foi disponibilizado até duas aeronaves equipados com UTI, para fazer o transporte de pacientes graves dos municípios da Região Oeste do Pará, sendo um avião e um helicóptero. Com os casos de covid em queda, no segundo semestre de 2020, ficou somente uma aeronave realizando o salvo aéreo.
Nossa região é carente de aeroportos e pistas homologadas, e isto em tese seria um problema, mas de inicio, em nome da vida, não houve maiores problemas para que as aeronaves pousassem nos mais distantes municípios. Com o advento da segunda onda do Covid e com esta nova cepa, com maior poder de contágio, agravando e aumentando o numero de pessoas nos municípios da região, o Governador Helder Barbalho já autorizou mais uma aeronave para dar suporte as pessoas que precisam ser removidas.
Na contramão, a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil não está mais autorizando o pouso em pistas de alguns municipíos da região, o que tem comprometido o trabalho e culminando em perdas de vidas, como o caso que aconteceu ontem em Faro, onde uma pessoa precisava ser removida por agravamento do seu quadro de saúde e precisava de atendimento mais especializado, no caso UTI, mas como não foi autorizado o pouso da aeronave, infelizmente a pessoa não foi removida e veio a óbito.
O Governador Helder Barbalho, informado pelo Secretário Regional de Governo Henderson Pinto, da situação, ja buscou a direção da ANAC para resolver tal problemática e logo se restabeleça o resgate das pessoas que precisam ser removidas pelo Aeromédico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário