Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Jacareacanga: Professores recebem curso de Capacitação

Instituída pela Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo Decreto 5626 de 2005, a Linguagem Brasileira de Sinais-LIBRAS, foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. Possuindo uma estrutura gramatical própria a LIBRAS são sinais formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.

Fazendo parte de um programa de políticas públicas de inclusão social implantado pelo prefeito Raulien Queiroz, a LIBRAS já está presente nas escolas e nos programas sociais como no PETI e Projovem.

Para a professora ministrante do curso, Maria Paz, a LIBRAS é uma dos programas de inclusão do MEC sendo uma prioridade nos dias atuais de ser inserido na educação. “Todos os professores têm que estar aptos a trabalharem com esses alunos inclusos”, disse.

Fortalecer a prática pedagógica e ampliar o conhecimento foi a opinião da pedagoga Edilza Azulino, uma das participantes do curso. “O que nós aprendemos aqui iremos aplicar na sala de aula. Sinto-me feliz, pois, a partir desta capacitação estaremos aptas a transmitir com mais aproveitamento o aprendizado para as nossas crianças especiais”, disse a professora.

A secretária de Educação Eliane Felline expressou a sua satisfação e disse que existe um número considerável de alunos portadores de necessidades especiais. “Logo após assumirmos a Secretaria de Educação, mandei fazer um levantamento sobre a demanda de alunos portadores de necessidades especiais. Foi detectada então a existência de um número significativo de alunos com deficiência auditiva. O prefeito Raulien Queiroz ciente dessa necessidade autorizou a realização dessa capacitação”, disse a secretária, acrescentando que a Secretaria de Educação estará apoiando dentro das possibilidades as capacitações dos professores. “O nosso interesse é melhorar cada vez mais a qualidade do Ensino”, finalizou a secretária.

Para o prefeito Raulien Queiroz, a inclusão é uma das preocupações de seu governo. “Temos um número considerável de crianças com deficiência auditiva em nossas escolas. A capacitação em LIBRAS de nossos professores vai garantir a inclusão de nossas crianças sem distinção”, disse, acrescentando que o município está obedecendo ao que dispõe a legislação pertinente que dá parâmetros legais para garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superidor, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário