Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Operação integrada combate a violência no Oeste do Pará

A Polícia Civil já começou a operação "Rede Integrada" na região oeste do Pará, com atuação nos municípios de Santarém, Itaituba, Alenquer, Prainha, Óbidos, Oriximiná, Aveiro, Placas, Rurópolis, Belterra, Trairão e Terra Santa. O trabalho é feito de forma integrada com a Polícia Militar, Conselho Tutelar, Departamento de Trânsito (Detran), Poder Judiciário, Ministério Público e secretarias municipais de Transportes e Meio Ambiente.
Nos primeiros dias da operação foram feitos 28 procedimentos. Os policiais cumpriram ainda dois mandados judiciais de prisão, apreenderam cinco armas de fogo e 15 projéteis, abordaram 271 pessoas em atitudes suspeitas, apreenderam drogas e 10 veículos (entre os 250 vistoriados) e fiscalizaram 172 estabelecimentos comerciais.
A operação, que conta com 108 policiais civis, 86 policiais militares, 36 conselheiros e 27 servidores dos demais órgãos, não tem prazo de conclusão. A equipe atua no combate e prevenção de tráfico de drogas e porte e uso ilegal de armas, visando garantir os direitos de crianças e a adequação de ambientes privados às normas de funcionamento.

Prioridades - A ação policial atende às determinações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e Delegacia Geral de Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), para intensificar ações voltadas à redução dos índices de criminalidade em todo o Estado. A meta é realizar ações diferenciadas em cada região e município, priorizando o combate ao tráfico de drogas e a diminuição dos chamados fatores de risco para outros crimes.
Durante a operação, os agentes trabalham em estradas, rios e áreas balneárias durante o dia. A Polícia Civil de Santarém colocou à disposição a embarcação "André Luiz". Os agentes também fiscalizam à noite bares e outros estabelecimentos de diversão pública, e realizam busca e captura de foragidos, cumprem mandados de prisão e montam barreiras. Todas ações são integradas, com a participação de efetivo e recursos operacionais e de inteligência.
Para o delegado Gilberto Aguiar, superintendente da Polícia Civil no Baixo e Médio Amazonas, as operações foram intensificadas e diversificadas para reprimir os vários tipos de crime que ocorrem na região. Segundo ele, os resultados durante e após a operação mostram redução nos índices de criminalidade.
O delegado enfatizou que a operação terá continuidade com a parceria das instituições que atuam de forma direta contra o crime. Segundo ele, "os resultados são o somatório do empenho, dedicação e profissionalismo da equipe".
Walrimar Santos - Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário