Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Deputado Asdrúbal Bentes diz que deverá se entregar nesta terça à PF


Asdrubal Bentes (Foto: Reprodução GloboNews)O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA)
(Foto: Reprodução GloboNews)
O deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA), condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal, disse que deverá se entregar à Polícia Federal somente nesta terça-feira (25). Ele disse que passará a noite em casa para aguardar orientações de seu advogado. No final da tarde, a PF recebeu do STF o mandado de prisão do deputado, mas, por lei, não pode invadir a residência para efetuar a prisão após as 18h. Por meio de sua assessoria, a PF diz que aguardará até esta terça para levar o deputado.
Bentes foi condenado a 3 anos, 1 mês e 10 dias de prisão por esterilização ilegal de mulheres. Como a pena determinada pela Suprema Corte é inferior a quatro anos de prisão, a punição deve ser cumprida em regime aberto, com prisão domiciliar.
O deputado disse, após a expedição do mandado de prisão, estar "bem, na medida do possível". "Amanhã meu advogado vai providenciar isso [como se dará a apresentação à Justiça]. Hoje durmo em casa e fico aguardando a orientação do meu advogado", declarou Bentes.
No mandado de prisão, o ministro do STF Dias Toffoli diz que, no ato da prisão, a PF deverá "agir com absoluta urbanidade e assegurar ao preso o respeito às garantias insculpidas na Constituição".
Mais cedo, a Câmara foi notificada de que o processo contra Bentes chegou ao fim, abrindo caminho para um processo de cassação, ainda a ser decidido pelos deputados.
Em 2011, Bentes foi condenado por esterilização cirúrgica irregular de mulheres. Na última quinta (20), os ministros do tribunal rejeitaram os últimos recursos contra a condenação e decretaram a prisão do deputado paraense.
“Vou cumprir a pena em Brasília, conforme o STF determinou”, disse Bentes. “Não tem como ficar tranquilo num momento como este, mas é preciso serenidade para enfrentar a situação”, disse Bentes.
G1 Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário