Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Emater encerra encontro de gestores das regionais com troca de experiências em Santarém

Foi encerrado nesta quinta-feira (20), o encontro de gestores que a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizou em Santarém, oeste paraense, e reuniu técnicos de 26 municípios que formam os regionais da empresa no Médio Amazonas, no Tapajós e em Santarém. Essa foi a quarta etapa do processo que a empresa realizou para analisar as ações técnicas em campo em todo o Pará e o crescimento da empresa no período de 2011 a 2013. Durante as quatro etapas do encontro, a presidência da Emater ouviu representantes da empresa dos 144 municípios do Estado.
O encontro foi marcado pela exposição dos resultados alcançados nas regiões, especialmente ações exitosas desenvolvidas em campo para atender com assistência técnica e extensão rural populações tradicionais, pescadores artesanais assentados da reforma agrária e agricultores familiares.
O regional de Santarém, que é composto por nove municípios, demonstrou todo o trabalho de organização, cultivo e comercialização da cadeia de flores no município. A atividade desponta com grande potencial. Oficinas de arranjos florais, capacitações para a produção e a comercialização em feiras estaduais e locais, como a da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal), realizada em Belém, e o Flor Tapajós, que promoveu, expôs e comercializou a produção floral santarena no município, ajudam a agregar valor à produção. A segunda edição do Flor Tapajós será realizada na primeira quinzena do próximo mês de junho, em Santarém.
Já o regional do Baixo Amazonas, no município de Monte Alegre, promoveu ações de motivação da equipe técnica, o que refletiu diretamente no atendimento externo, com o aumento do número de famílias atendidas e de projetos elaborados e internalizados nas agências financeiras para acesso ao crédito para financiamento das mais diversas atividades.
No Regional do Tapajós, a experiência de grande êxito foi desenvolvida em Jacareacanga. O trabalho de incentivo à produção da mandioca, a diversificação da produção e oficinas de capacitação para indígenas da etnia Munduruku foram os destaques. Nos últimos dois anos, mais de 300 indígenas já passaram por oficinas de capacitação.
O encontro, liderado pela presidente da Emater, Cleide Amorim, e pelo diretor técnico da empresa, Humberto Reale, ainda contou com a participação do diretor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal, e do diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Assistência Técnica (Asbraer), Hector Barreto.
Todos os encaminhamentos e resultados obtidos durante os quatro encontros realizados para ouvir a equipe técnica da Emater em campo constarão de um grande documento, com o trabalho que deverá ser implementado nas regiões, atendendo as peculiaridades locais.
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário