Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Defesa Civil apresenta plano de contingência para Itaituba

A reunião apresentou o plano de contingência da defesa civil para o município de Itaituba em função das conseqüências sociais da cheia do rio Tapajós. O evento aconteceu na última sexta-feira (21) no auditório do Corpo de Bombeiros e contou com a participação da prefeita Eliene Nunes; comandante do 7º GBM Major Tito; chefe de gabinete Fátima Rosa; coordenador da Defesa Civil Santiago Filho; coordenador da COMTRI Davi Salomão; procuradora geral do município Nayá Fonseca; secretário municipal de infraestrutura Julio Leal e vereador João Paulo Meister.
O plano de contingência tem como objetivo o enfrentamento dos eventos adversos, como, as inundações graduais, inundações bruscas, enxurradas e deslizamentos, e para isso estabelece medidas de coordenação entre órgãos públicos, privados e a comunidade.
Atualmente, o  município de Itaituba apresenta  as seguintes áreas de alagamentos nos seguintes bairros: São José-Vila Nova/Vila Caçula; Jardim das Araras; São Tomé; Lagoa dos Patinhos; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Bom Jardim; Liberdade; Bela Vista; Floresta, além das zonas rural e ribeirinha.
A enchente do rio tapajós já desabrigou muitas famílias, e em alguns casos, residências desmoronaram e o trânsito foi afetado. Na zona rural as estradas e pontes levadas pela força das águas acabam isolando moradores e dificultando o acesso e escoamento da produção. Neste cenário, o plano de contingência é um importante instrumento, pois, agrega os órgãos públicos e comunidade em prol do bem comum.
(Ascom-PMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário