Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Inaugurada a Escola de Artes Professor Emir Bemerguy

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), inaugurou na manhã desta sexta-feira (20) a Escola de Artes Professor Emir Bemerguy, localizada na Rua Hortência, com Alameda 3, no bairro Jardim Santarém. Construída em uma área com 1.156,8 m², o espaço será um local que vai promover e incentivar habilidades e talentos dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, estimulando o gosto pelas atividades culturais e integrando a educação às linguagens da música, dança, artes cênicas e artes plásticas. A inauguração contou com a presença da comunidade escolar, o prefeito Alexandre Von, a vice-prefeita Maria José Maia, secretários e coordenadores municipais, vereadores, e as famílias de Emir Bemerguy e Tito Viana.

O prefeito Alexandre Von destacou o papel que a Escola de Artes terá na formação dos alunos. “Poucos Municípios brasileiros têm o privilégio de dispor de uma Escola de Artes, para enriquecer, mais ainda, a formação cultural do seu povo. Tenho certeza que este equipamento será uma usina de produção cultural para fortalecer e tornar mais forte a nossa rica história”, observou o prefeito.

Sobre a Escola levar o nome de Emir Bemerguy, Von reafirmou que esta é uma justa homenagem a um santareno que contribuiu fortemente para o engrandecimento da cultura no Município. O prefeito também lembrou e enalteceu a figura do advogado Tito José Viana da Silva, o outro homenageado, que dá o nome ao auditório da instituição. Tito, assim como Emir, foi um ilustre santareno que ajudou na disseminação das manifestações culturais do Município, como o carnaval e o folclore.

A jornalista Lila Bemerguy, que falou em nome da família, enalteceu a satisfação de o Município dedicar um espaço específico à arte e a cultura. Lila informou que a família vai ajudar a fomentar a Escola com a doação de livros, que fazem parte da vasta obra de Emir.

A secretária de Educação, Irene Escher, informou que a Escola de Artes irá funcionar como um polo do desenvolvimento cultural, a partir da formação dos alunos. A Escola conta com três anexos: um moderno auditório para apresentações, salas para: artes plásticas, música, dança e teatro e uma maloca para reuniões.

CCOM/PMS 


Nenhum comentário:

Postar um comentário