Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Prefeitura entrega equipamentos na área da saúde

Nesta segunda-feira (16), na abertura oficial da programação de aniversário dos 353 anos de Santarém, a Prefeitura entregou à população importantes equipamentos ao Hospital Municipal e, após oito anos, reinstalou o Serviço Municipal de Mamografia, com a aquisição de um novo mamógrafo, para auxiliar as mulheres santarenas na realização deste importante exame preventivo. O mamógrafo, da marca Philips, foi adquirido com recursos do Tesouro Municipal na ordem de R$ 130 mil. A programação encerrou com visita às obras do Hospital Materno-Infantil.

Entre os equipamentos apresentados, o mamógrafo, que funcionará na Casa de Saúde da Mulher, foi o mais comemorado entre a população presente.

“Não sei se todos perceberam, mas em matéria veiculada em rede nacional, foi mostrada a realidade do tratamento do câncer de mama. No Brasil existem muitos mamógrafos, porém, concentrados nas regiões Sul e Sudeste. A região Norte é descoberta. Eu fico feliz em estarmos reinstalando o Serviço de Mamografia da Casa de Saúde da Mulher, que estava suspenso há oito anos, porque o mamógrafo quebrou e não foi feita a reposição. Nós adquirimos um equipamento novo, que foi instalado, testado e está pronto para atender as mulheres santarenas”, destacou o prefeito.

A secretária de Saúde, Valdenira Cunha, reiterou que a partir da reinstalação do Serviço de Mamografia, o Município passa a atender de maneira integral e completa a saúde da mulher. Ela explicou que as solicitações para a realização dos exames serão feitas por médicos, da Estratégia de Saúde da Família ou ginecologistas.

“Há todo um protocolo da Sociedade Brasileira de Mastologia, que considera a idade e o histórico familiar, por exemplo. Diante desse protocolo, o exame será agendado pela Secretaria Municipal de Saúde e realizado na Casa de Saúde da Mulher”, informou Valdenira.

Novo veículo para atender aos renais crônicos de Santarém

Além do mamógrafo, a Prefeitura também entregou o novo veículo, da marca Fiat Ducato, para atender aos renais crônicos atendidos pelo Serviço Municipal de Nefrologia. De acordo com o setor, o veículo dará suporte a demanda atual de 70 pacientes. O veículo foi adquirido com recursos próprios, na ordem de R$ 124 mil.

Novos equipamentos ao complexo do HMS


Ainda durante a programação da saúde, a Prefeitura, através da SEMSA, entregou mais uma remessa de equipamentos ao complexo do HMS. No último dia 21/02, uma primeira remessa já havia sido entregue. Entre os equipamentos recebidos hoje destacam-se: a Central de Ar Medicinal, equipamento que ajuda no funcionamento de respiradores e aparelhos de cárdio-anestesia. A Central de Vácuo, sistema que realiza a aspiração de secreções em pacientes da UTI, setor de reanimação e centro cirúrgico. Além deles, a Prefeitura também entregou outros equipamentos, tais como: mesas cirúrgicas elétricas, substituindo as mesas atuais obsoletas, reanimadores pulmonares, aparelho de Raio-X , oxímetros de pulso, balanças eletrônicas de 15 kg e reanimadores pulmonares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário