Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

UFOPA é agraciada com o prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) é um dos agraciados dos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2011, por meio do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), que conquistou o primeiro lugar na categoria “Suporte para o Desenvolvimento Regional da Amazônia”, com o projeto “UFOPA, a Universidade Federal interiorizada na Amazônia – fator sistêmico estratégico decisivo para um desenvolvimento sustentável amazônico: integrando projetos de natureza ambiental, econômico-tecnológicos e socialmente estruturantes que sirvam de suporte para o desenvolvimento regional”.
A solenidade de outorga da premiação acontecerá no dia 2 de dezembro de 2011, em Macapá (AP). “Essa premiação é fundamental, primeiro porque é outorgada por instituições as mais renomadas deste país; segundo, porque reconhece o valor desta estratégia acadêmica socialmente compromissada. É um grande estímulo a todos que lutam para o aperfeiçoamento de nosso sistema de ensino. O CFI foi só o proponente do Prêmio, que é para a UFOPA”, comemora a diretora do CFI, Profa. Dra. Dóris Faria. “Trata-se do resultado alcançado por uma equipe de servidores que, dia a dia, vem incrementando suas ações para a verdadeira melhoria do ensino superior público e federativo no Brasil, voltado à região amazônica, especialmente para o Oeste do estado do Pará, por meio da atuação direta em seus sete campi e as suas imensas áreas de influência”.
Segundo Dóris Faria, a iniciativa premiada ressalta a relação entre o modelo acadêmico da UFOPA e o enfrentamento sistêmico de grandes questões para o desenvolvimento regional da Amazônia, uma "ligação direta" entre a academia e a sociedade, por meio de um forte compromisso social institucional. “Em nosso modelo acadêmico conectamos, por meio da interdisciplinaridade, o meio ambiente, o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico com as demandas de uma sociedade, como a amazônica, que ainda não foi privilegiada no nosso projeto de nação. Por isso nossa estratégia atende a finalidades do desenvolvimento regional, mas numa perspectiva federativa nacional”.
Premiação – Realizados conjuntamente e em edições anuais desde 2009, os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente foram instituídos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Banco da Amazônia, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE).
As premiações têm por objetivos promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica; fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da região amazônica; identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados; e agraciar pessoas e instituições que se destacam no desenvolvimento sustentável da região amazônica.
O Prêmio Professor Samuel Benchimol possui as seguintes categorias: Projetos de Natureza Ambiental; Projetos de Natureza Econômico-Tecnológica; Projetos de Natureza Social; e Personalidade Amazônica. Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente inclui quatro naturezas de premiação: Empreendedorismo Consciente, Projetos Estruturantes, Empresas na Amazônia e Suporte ao Desenvolvimento Regional.
Mais informações sobre os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente no endereço eletrônico http://www.amazonia.mdic.gov.br/.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário