Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Urnas são preparadas para o plebiscito

Quase 20 mil urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) vão ser utilizadas no plebiscito do próximo dia 11, no qual a população paraense decidirá a respeito da divisão do Estado. Somente em uma parte da Região Metropolitana de Belém (RMB) serão distribuídas 3.793 urnas. A entrega delas na capital, em Ananindeua e em Marituba começará a ser feita no dia 9, antevéspera da consulta pública.
A seção de logística de urnas eletrônicas do TRE-PA atualmente instala os softwares, testa e lacra os equipamentos que vão ser destinados à RMB. Para o interior, o mesmo processo já foi concluído. A expectativa é de que o serviço de verificação seja encerrado até o dia 3. 'Esta atividade faz parte de um cronograma. Durante o ano inteiro, até quando não há a eleição, é preciso que os testes continuem a ser feitos, pois não é recomendável que as máquinas fiquem paradas durante muito tempo. Pelo menos duas vezes por ano verificamos como está o funcionamento delas', ressaltou. A última zona de Belém a ter as urnas eletrônicas testadas será a 30ª, do distrito de Icoaraci.
O modelo de urna adotado na consulta é o de 2004, para a RMB, e de 2009, para o interior. As zonas eleitorais dos municípios começam a receber 14 mil equipamentos, no total. Para a capital, estão reservadas 2.793 e para Ananindeua e Marituba, 1 mil, mas elas ficam no depósito do TRE e são distribuídas somente 48 horas antes da votação. De todas elas, 16% são testadas para fins de reserva. 'Nós possuímos 900 equipamentos do modelo 2010, que recebemos recentemente, mas eles serão utilizados somente nas eleições municipais', disse o supervisor da seção.
O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário