Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Parceria contribui para a formação de leitores

Caravana da Biblioteca em Ação estimula a educação em Oriximiná

As parcerias público-privadas que trouxeram ganhos a vários setores brasileiros agora dão certo também no campo da formação de leitores. O projeto Caravana da Biblioteca em Ação, que leva às escolas de Oriximiná contos da região por meio do teatro, dança e música conquistou espaço e ganhou o respeito dos oriximinaenses.
Executado pela Secretaria Municipal de Cultura por meio da Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante, com incentivo da Mineração Rio do Norte (MRN), por meio da Lei Rouanet, o projeto ganhou maturidade e ocupa, atualmente, espaços em seminários, eventos comemorativos e festivais locais.
É resultado de um trabalho gradual realizado ao longo de dez anos. “Nós saímos da estatística nacional, que diz que no Norte se lê um livro por ano. Aqui na biblioteca, por causa do projeto, tem criança que lê uma média de seis livros por semana”, comemora Silvia Printes, diretora da Biblioteca Municipal Enéas Cavalcante e coordenadora do Projeto.
Em 2011, a Caravana ampliou seu campo de atuação e passou a envolver os estudantes da zona rural. No total, 23 escolas serão atendidas. Destas, seis estão em áreas ribeirinhas e de planalto do município. A parceria com o Projeto Cultura de Bubuia, também incentivado pela MRN por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, possibilitou que a ação chegasse a um número maior de comunidades rurais, como as de Cachoeira Porteira e Amapá, no Lago Sapucuá.
As atividades da Caravana acompanham o calendário escolar com mobilizações durante o ano todo e tem um viés bastante regional de difusão das lendas amazônicas por meio da contação de histórias.
O projeto não só contribui para a formação de leitores, como também para a valorização dos artistas locais. “Eles são todos remunerados pelos serviços prestados, para que tenham orgulho de dizer que são dançarinos, atores ou cantores”, conclui Silvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário