Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Campanha contra gripe começa sem vacina em postos de Santarém

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que iniciou em todo o Brasil nesta terça-feira (22), começou sem vacina em alguns postos de saúde de Santarém, oeste do Pará, devido ao atraso na entrega das doses.  As vacinas começaram a ser distribuídas para os postos de saúde somente na manhã desta terça-feira, o que impossibilitou o início da campanha. Em alguns postos, a vacinação deve iniciar no período da tarde.
Das 73 mil doses de vacina previstas para atender aos postos de saúde do município, somente 10 mil chegaram até o momento. O restante das doses previstas para atender aos postos de saúde de Santarém deve chegar ainda nesta semana. Por enquanto, cada posto recebeu 100 doses da vacina contra a gripe A.
Em relação à distribuição das vacinas contra gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou em nota que a distribuição das doses às Unidades de Saúde será concluída ainda nesta terça-feira. Ainda segundo a Semsa, mais de 400 profissionais foram capacitados para trabalhar na campanha de vacinação.
Em Santarém, o dia “D” será realizado no sábado (26), a partir das 8h até 18h, em 103 postos. O atendimento será realizado aos grupos prioritários: idosos, a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê em até 45 dias) e crianças a partir de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de doentes crônicos.
A campanha nacional "Vacinação contra a gripe: você não pode faltar" tem como meta vacinar idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz em até 45 dias) e crianças a partir de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e doentes crônicos.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Para evitar contaminação, as pessoas devem higienizar as mãos com água, sabonete ou álcool em gel antes de refeições, antes de tocar em olhos, boca, nariz, ao tossir, espirrar ou utilizar o banheiro. É importante também manter ambientes ventilados, proteger boca e nariz ao espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções, e em caso de suspeita da doença procurar orientação médica.
A imunização prossegue até o dia 5 de maio em todos os postos da zona urbana e rural do município.
Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário