Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Diocese realiza missa dos Santos Óleos

Logo mais às 19h30, acontece a missa dos Santos Óleos, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Terá a presença dos padres diocesanos, franciscanos, jesuítas, verbitas, além de religiosos e religiosas de várias congregações que atuam nas comunidades da Diocese de Santarém.
Esta missa, antes celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, foi antecipada para que os padres possam estar presentes em suas comunidades durante as celebrações da Semana Santa. Também marca o encerramento do retiro espiritual dos padres que iniciou na última segunda-feira,07, no centro de formação Emaús.
As notícias históricas apontam que a missa dos Santos Óleos era realizada já no século V. É o momento onde os padres renovam suas promessas sacerdotais e onde é realizada a benção dos três óleos usados em momentos especiais: o óleo dos Enfermos, do Catecúmeno conhecido como do Batismo, e o óleo do Crisma, usado também na unção das mãos por ocasião da ordenação de um padre ou bispo.
A celebração Eucarística será presidida pelo bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale, e terá a participação de ministros da Eucaristia e de representantes das comunidades da cidade de Santarém.
Diocese de Santarém


Nenhum comentário:

Postar um comentário