Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alunos de escola municipal vencem concurso nacional

O trabalho produzido por alunos da escola municipal Maria da Conceição Figueira foi vencedor regional e nacional do Concurso Cultural Energias do mundo, promovido pela Rede Energia, com a participação de mais de 500 municípios.
O tema do concurso foi “A história das energias do mundo: passado, presente e futuro”. De Santarém, os alunos Rangel Borges de Almeida, Ramile Sousa da Silva e João Francisco Colares dos Santos concorreram com o projeto “Energia de Serragem”, orientados pelo arte-educador Raimundo Pereira da Silva.
A produção do trabalho foi realizada nas oficinas do projeto Arte na Escola da Gente, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O trabalho vencedor consistiu na construção de um fogão artesanal em que foi comparado o rendimento e o custo de montagem ao de um fogão convencional a gás. O objeto de pesquisa e expressão artística dos alunos amparou-se em demonstrar possibilidades de economizar gás de cozinha, diversificando as possibilidades energéticas ao comparar o consumo com o fogão artesanal que utiliza como combustível a serragem. O excelente resultado final apresentado afirmou-se como referência de arte ambiental produzida dentro do ambiente escolar.
Como prêmio, a escola vencedora Maria da Conceição Figueira receberá nos próximos dias, uma oficina de arte, que beneficiará o educandário e resultará em uma intervenção artística, coordenada por um grupo de arte-educadores da Associação Cidade Escola Aprendiz; um kit de livros educativos sobre o tema; câmera fotográfica digital para cada um dos alunos orientados; e um notebook ao professor responsável pelo trabalho.
ASCOM - PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário