Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Operação da PF prende prefeito e ex-prefeito por fraudes

O Pará tem se revelado campo fértil para operações contra fraudes com o dinheiro público. Em menos de um mês a Polícia Federal realizou operfações para desbaratar fraudes com o seguro-defeso dos pescadores, venda de madeira na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e, hoje, 23, numa operação contra fraude nas licitações de medicamentos.
O ex-prefeito de Magalhães Barata e o prefeito de Terra Alta foram presos, nesta terça-feira (23), acusados de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações para aquisição de medicamentos.
As prisões fazem parte da operação 'Vide Bula', da Polícia Federal, que investiga essa fraude. A ação aconteceu em seis municípios paraenses, onde também foram cumpridos 59 mandados de busca e apreensão.
Armas e HDs de computadores foram apreendidos, além de alta quantia em dinheiro e medicamentos.
A operação aconteceu nos municípios de Bujaru, Colares, Magalhães Barata, São Domingos do Capim, Santo Antônio do Tauá e Terra Alta. As investigações, iniciadas há seis meses, identificaram trinta pessoas como responsáveis pelos crimes e serão indiciadas ainda nesta semana, dentre elas os prefeitos dos municípios investigados.
O delegado Ualame Machado explica como funcionava a fraude. 'Eles forjavam licitações beneficiando certas empresas e vendiam o medicamento a valores superfaturados. O dinheiro da diferença era dividido entre eles (os integrantes da quadrilha)', explicou. Ainda segundo Machado, oito empresas eram beneficiadas, sendo que seis eram fantasmas.
Durante a ação os policiais vasculharam prefeituras dos municípios investigados, respectivas secretarias de saúde, as residências de seis prefeitos, de 12 secretários municipais e de três vereadores, além de fornecedores e contadores. Também foram vistoriados escritórios de contabilidade e sedes das empresas envolvidas também foram alvo da operação, bem como uma ONG ligada a um parlamentar paraense.
O montante das apreensões ainda será contabilizado. 'Como temos várias equipes nas ruas, ainda não temos um balanço', explicou o delegado Ualame. Na residência do ex-prefeito de Magalhães Barata e do prefeito de Terra Alta, a Polícia encontrou armas. Na casa do primeiro foram apreendidas cinco armas. No segundo endereço os policiais encontraram apenas uma arma. Os dois vão responder pelo porte ilegal.
A operação contou com 260 Policiais Federais dos estados do Pará, Maranhão, Goiás, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Neste último a ação também contou com o apoio de 36 servidores da CGU/PA.
Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário