Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Câmara Debate Conselho do Deficiente...

Com a presença dos vereadores Nélio Aguiar(PMN), Emir Aguiar(PR), Marcela Tolentino (PDT), Mauricio Corrêa(PMDB), Carlos Jaime(PT), Reginaldo Campos(PSB), Jailson do Mojui(PSDB), Erasmo Maia (DEM), Valdir Matias(PV), Evaldo Costa(PT) e Henderson Pinto (DEM), a sessão foi dirigida pelo vice-presidente da Casa que inicialmente agradeceu a presença de todos os convidados, dando início ao debate sobre o tema proposto que se destinava sobre a questão do “ Semana santarena do cego e portador de baixa visão e a criação do Conselho Municipal de Deficientes “. Convidados presentes: O advogado Célio Figueira, que representou a OAB; Ivanilson Ribeiro Cardoso, presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (Adevibam); Letícia Fernandes da Associação dos Deficientes Físicos do Baixo Amazonas; Eládio Rufino, da Associação dos Deficientes Físicos de Santarém
O propósito da sessão teve o apoio dos convidados e vereadores da Casa que foram unânimes na idéia de que a Criação do Conselho Municipal do Deficiente deve ser mais bem trabalhada, a partir da participação da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores e das entidades que congregam portadores de necessidades especiais.
Quando a palavra foi colocada à disposição dos convidados a grande maioria se posicionou reivindicando mais ações dos poderes constituídos com a causa dos portadores de deficiência em todos os sentidos, cobraram mais oportunidades e mais atividades para melhor atender e oferecer condições sociais, de lazer e entretenimento a classe. Tanto Ivanilson Cardoso da Advibam, como Ládio Rufino da Adevis se posicionaram de forma reivindicatória com serviços direcionados aos deficientes em todos os níveis, concluindo que a formação de um Conselho em muito irá contribuir para atender os reclamos das diversas associações. A representante da Associação dos Deficientes Físicos, Letícia Fernandes, mesmo concordando com a criação do Conselho, mostrou-se no momento contrário, salientando da existência de uma comissão de estudos para analisar essa criação que nunca foi reunida para tratar sobre o assunto e disse que o melhor seria reativar a Comissão constituída na ultima sessão especial nesta Casa para tratar e deliberar sobre a questão. Os demais convidados usaram da palavra manifestando-se favorável as ações que visem unicamente atender as reivindicações da classe no sentido de solucionar graves problemas e barreiras ainda encontradas pelos portadores de deficiências.
Nélio Aguiar indicou dois caminhos a serem trabalhados. Pela própria Câmara e pelos governos estadual, municipal e federal. O Primeiro de dar a proteção e reabilitação aos portadores de necessidades especiais, garantindo seus direitos na inclusão ao mercado de trabalho, digital e social, para que possam realmente participar e contribuir ativamente com o desenvolvimento da sociedade. Além da garantia de estarem recebendo os aparelhos auditivos, os óculos e lentes, cadeiras de rodas, moletas. “Enfim, os instrumentos necessários que permitam suas atividades diárias.”
“O outro caminho é que se trabalhe a prevenção de novos casos de pessoas portadoras de necessidades especiais, tanto físicas, como visual e aqui podemos citar o alto índice de acidentes de trânsito, que deixam tantas pessoas mutiladas, sem pernas, braços, sofrem lesões na coluna evoluindo para a paraplegia e também na questão da deficiência visual, onde a maioria das causas são previniveis, nós podemos prevenir a cegueira onde a principal causa é a catarata, que pode ser feita cirurgia e o glaucoma, que deve ser evitado desde que tenha um diagnóstico precoce”, indicou Nélio Aguiar.
ASCOM - CMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário