Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Itaituba: Serviços Essenciais e salários em dia serão mantidos

A prefeitura de Itaituba, assim como muitas prefeituras do país, está passando por grandes dificuldades financeiras em virtude da retenção dos recursos da saúde e também do FUNDEB nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. Cidades que dependem exclusivamente dos repasses constitucionais, como Itaituba, estão à beira de um colapso.
Para se ter uma idéia da crise que passam os municípios, o segundo depósito do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de setembro foi creditado na última sexta-feira, dia 18, com mais uma redução. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) avalia que, com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o valor de R$ 222 milhões será 12,32% menor do que o segundo repasse de agosto. Em relação a 2008, os dois repasses do mês somam redução de 23,15%.
Diante do quadro em que se encontra e o cenário pior que se desenha para os meses seguintes, o prefeito de Itaituba Roselito Soares resolveu não esperar que a situação piore e resolveu adotar medidas drásticas, mas que precisavam ser tomadas e em reunião com todos os vereadores o prefeito Roselito Soares anunciou a fusão de algumas secretarias e o ajuste na folha de pagamento, a fim de garantir os serviços essenciais e o pagamento religiosamente em dia dos funcionários.
A crise é tão grande que nem o governo do Estado tem mantido o pagamento dos funcionários no mesmo mês, pois hoje os funcionários estaduais recebem seus vencimentos até o dia 05 do mês subseqüente, coisa que msmo com todas as dificuldades a prefeitura de Itaituba tem mantido. 
A Reengenharia Administrativa passará pela fusão da SEMTIC a SEMMA, Secretaria de Esporte a SEMDAS, Planejamento e Fazenda a SEMAD e a COMTRI, deixa de ter status de Secretaria e passa a ser uma diretoria ligada ao gabinete. A secretaria de Agricultura chegou a ser cogitada sua absorção pela SEMINFRA, mas no final continuará como Secretaria.

“Meu compromisso é manter o município equilibrado, fazendo uma gestão austera e dentro dos princípios da legalidade, mas sem jamais esquecer o compromisso com os trabalhadores da Prefeitura e com os munícipes de minha cidade. Salários em dia e todos os serviços essenciais serão mantidos, mas ajustes terão de ser feitos, em benefício de toda a coletividade”, afirmou Roselito Soares, Prefeito de Itaituba, que fará coro junto aos milhares de prefeitos que participam amanhã de uma grande mobilização em Brasilía, em favor dos municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário