Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jacareacanga: Escolas Comemoram Dia da Pátria

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Em Jacareacanga o sete de setembro foi comemorado em várias comunidades indígenas e não indígenas. Na sede do município quase 3 mil crianças, jovens e adultos desfilaram na avenida brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso.
Após o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e do município, o prefeito Raulien Queiroz, declarou aberta a parada estudantil, enfatizando que a festa da independência une os brasileiros, sem distinção de raça, credo ou partido político. “Aqui em Jacareacanga não será diferente. Que esta festa cívica seja comemorada com harmonia, respeito e a certeza de que dias melhores virão para nós” disse. No palanque oficial além do prefeito estava o presidente da Câmara Raimundo Batista Santiago, vereador Carlos Cardoso (Amazonas), Elias Freire, Isaias Crixi, Gerson Manhuary e secretários municipais.
Debaixo de um sol escaldante e com 450 crianças na avenida, a Escola de Educação Infantil Irene Brelaz abriu o desfile. Fundada em 1993 a Escola Irene Brelaz funcionou até 2006 sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social-SEMUTPS. A partir de 2007 com a vigência da LDB-9 394/96 a escola integrou-se a educação básica, passando a ser financiada pelo FUNDEB. Distribuídas em dezoito pelotões, as crianças da escola Irene Brelaz desfilaram pela avenida, dando um passeio pela história do Brasil e mensagem de apelo à preservação do meio ambiente.
Com 410 alunos de 1ª a 2ª séries, as crianças da Escola Municipal Professora Maria Emilia desfilou em 14 pelotões, com manifestação do folclore brasileiro onde retratou personagens como saci-pererê. Mas o destaque foi para o pelotão de crianças indígenas que cantaram em munduruku.
Inaugurada em 2004, a Escola Municipal Carmem Valente da Silva, agrega 1.140 alunos de 2ª a 8ª séries, 1ª a 4ª Etapas e EJA. Com 14 pelotões a Escola Carmem Valente também deixou sua mensagem de apelo à preservação do meio ambiente com o tema: “Água: Direito de todos, consumir e preservar, quem ama cuida”. Já a escola estadual de ensino médio Brigadeiro Haroldo Veloso com seus 448 alunos desfilou em 06 pelotões com o tema; “Pará minha terra, minha escola, minha paz”.
Enfatizando a valorização da cidadania e do resgate social, a secretaria de trabalho e promoção social desfilou com seus 310 beneficiários. Um dos pelotões que chamou mais a atenção foi o do grupo da terceira idade. Sessenta idosos enfrentaram o sol escaldante e demonstraram muita disposição e civismo.
Para o prefeito Raulien Queiroz, o esforço de cada pessoa que desfilou na avenida demonstra amor e respeito à pátria. “Parabenizo a secretaria de educação pela grandeza desse evento, parabenizo também cada criança, cada jovem e idosos que desfilaram com muita garra”, disse o prefeito, acrescentando que no próximo ano, a escola Maria Emilia terá sua Fanfarra.
CCS - PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário