Páginas

sábado, 21 de novembro de 2009

Operação desarticula pontos de tráfico de drogas no município de Itaituba


A Polícia Civil deflagrou na manhã de ontem (20), a operação “Mercúrio” para combater o tráfico de drogas na área urbana do município de Itaituba, sudoeste do Pará. A ação faz parte da continuação da operação “Normandia II” realizada no primeiro semestre do ano. Ao todo, os policiais civis cumpriram oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Rômulo Brito, da Comarca de Itaituba. As ordens judiciais resultaram nas prisões de dez pessoas envolvidas diretamente com o tráfico de drogas. Elas também foram autuadas por crime ambiental contra a fauna, pois os acusados mantinham em cativeiro um macaco da espécie “Guariba” e um “porco do mato”. Com os traficantes, os agentes apreenderam cerca de 500 gramas de material entorpecente, três televisores, grande quantidade de jóias, mídias “piratas”, balanças eletrônicas de precisão, equipamentos de som, entre outros objetos provenientes de furto.


Quatro motocicletas, que eram utilizadas para comercialização e abastecimento das chamadas “bocas-de-fumo", além de R$ 1.006,00 em dinheiro, também foram encontrados com os acusados. Um dos presos é José Ribamar Teodorico de Sousa, conhecido por “Riba”, considerado pela equipe de investigação como o chefe do esquema do tráfico de drogas responsável pela ligação entre os principais traficantes de Santarém. Os demais presos são Francisco das Chagas de Sousa, de apelido “Chico”; Raimundo Sousa Silva; Débora da Luz Santos; Bismark da Luz Santos; Jocielson Ribeiro da Luz; Raimundo José Teodorico de Sousa, de apelido “China”; Leandro Garcia Nazaré Moraes; Rosalba Rocha da Silva e Isaías Sampaio Jorge. A operação comandada pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas teve investigações coordenadas pelo delegado José Bezerra, com participação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), sob comando do delegado Sílvio Birro. Também participaram da ação policial policiais civis da 16ª Seccional Urbana de Santarém, sob direção do delegado Germano do Vale, e apoio do delegado Herbert Farias; e das equipes das Delegacias de Óbidos, sob comando do delegado Elinelson; de Rurópolis, sob comando do delegado Ariosnaldo Filho; de Aveiro, sob comando do delegado Djalma, além de policiais civis de Placas, Alenquer, Prainha e Belterra. No total, 35 policiais civis dos municípios do Oeste Paraense deslocaram-se até Itaituba com uso da embarcação policial fluvial André Luiz, da Polícia Civil de Santarém, para dar apoio à operação.
Os policiais desarticularam quatro pontos de tráfico de drogas, em Itaituba. Um dos locais funcionava como local de esconderijo, de processamento e de distribuição de entorpecentes. As drogas eram recepcionadas no imóvel. A maior parte delas vinha de Santarém trazidas por “Riba”. Depois, eram processadas, embaladas no formato de petecas e acondicionadas em lotes para remessa aos pontos de vande e aos “aviões”, que fazem a venda direta aos viciados.“Foram verificados, através de levantamentos estatísticos, que após a deflagração da operação Normandia-II houve uma redução significativa nos índices de furto e roubo com arrombamento, revelando que as atividades do tráfico fomentam outros crimes que se agregam e causam males à população no entorno destes pontos de venda de drogas conhecidos como “Bocas de Fumo” e precisam ser combatidas com rigor”, reitera o delegado Jardel Guimarães, superintendente Regional do Baixo e Médio Amazonas.

As ações de combate ao tráfico de drogas, com utilização em larga escala de recursos e de policiais civis de diversos municípios, atendem às diretrizes operacionais da Superintendência Regional da Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, por determinação da Diretoria de Polícia do Interior, sob direção do delegado Miguel Cunha, e da Delegacia-Geral, sob comando do delegado Raimundo Benassuly. Ainda, conforme o delegado Jardel, outras operações são realizadas na região, entre as quais, as operações “Paz Nas Tribos”, em Juruti; “Tempestade”, em Santarém; “Normandia-I”, em Alenquer; “Normandia-II”, em Itaituba; “Santorini”, em Novo Progresso, e “Urânio”, em Monte Alegre. As ações policiais já resultaram nas prisões de mais de 252 pessoas e na desarticulação de mais de 55 “bocas-de-fumo” em 2009. As operações terão continuidade no oeste do Estado para atuar em todos municípios situados na região do Baixo e Médio Amazonas, para livrar a população dos males causados pelo tráfico de drogas.
Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário