Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

UFOPA será sancionada amanhã


Será sancionada nesta quinta-feira (05), às 17 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Para o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o momento é histórico para toda a região Oeste do Pará e para a Amazônia. "Sem sombra de dúvida, este é um momento histórico e todos envolvidos, principalmente os paraenses e moradores de Santarém e dos 18 municípios beneficiados com a universidade, devem receber os parabéns e comemorar essa data", destacou o parlamentar paraense.
“Esta será a primeira universidade federal com sede em um município do interior da Amazônia", comemora Flexa Ribeiro. O parlamentar foi o relator do projeto no Senado Federal, que aprovou a proposta em apenas quinze dias úteis e remeteu para sanção presidencial. Segundo o senador, priorizar mais pesquisa na região norte é fundamental. "Apenas 75 cursos de pós-graduação, dos 2.850 existentes, estão na Região Norte. Isso precisa ser equilibrado", destaca. "Apenas cerca de mil doutores atuam na região, enquanto mais de 30 mil atuam no Sudeste. Existem apenas dois cursos de doutorado em Botânica na Região Norte, uma área que é de interesse estratégico para a região. Grande parte das pesquisas sobre a Amazônia é produzida por pesquisadores estrangeiros. A Ufopa é um passo, da longa caminhada que temos pela frente, para mudarmos essa realidade", afirma Flexa Ribeiro.
O parlamentar, inclusive, já havia apresentado ainda em 2006 um projeto de lei semelhante, criando a UFOPA, que chegou a ser aprovado pelo Senado em 2007, mas acabou rejeitado na Câmara dos Deputados. No ano seguinte, em 2008, o Executivo enviou ao Congresso um projeto de lei com o mesmo teor, criando a UFOPA. 'Lamentavelmente, ocorreu esse atraso por conta de questões políticas, pois não acataram um projeto apresentado pela oposição. Desde 2006 aguardo, junto com a população do Oeste, por essa conquista', comentou Flexa Ribeiro.
Alguns dados surpreendem. A Ufopa irá oferecer oportunidade para ingresso de milhares de jovens no ensino superior, beneficiando diretamente ao menos 18 municípios abrangidos pela nova Universidade, na região Oeste do Estado. O investimento para criação e implantação é R$124 milhões de reais. Inicialmente, a UFOPA terá vaga para mais de dois mil estudantes em cerca de 50 cursos. Porém, em dois anos, até o final de 2012, a UFOPA já deverá atender mais de dez mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.
O edital do concurso para contratação de pessoal será divulgado na semana que vem e as provas para a seleção devem ocorrer no final de janeiro de 2010. O quadro de funcionários terá cerca de 800 servidores. Serão incorporados os atuais do campus da UFPA e UFRA de Santarém, além de realizar brevemente um concurso para preenchimento das vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário