Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lira Maia denuncia criação de "reservas indígenas "artificiais"

Em pronunciamento na tarde desta terça-feira (18), o Deputado Lira Maia alertou as autoridades federais o que acontece em Santarém/PA, com relação ao que o deputado chamou de criação de “reservas indígenas artificiais”.
O Deputado relatou que ONGs estão usando comunidades para tentar que os habitantes se declarem como indígenas para criar reservas para etnias que comprovadamente estão extintas há anos.
Segundo estudo elaborado pelo pesquisador Inácio Régis na região, estas ONGs querem criar cerca de doze áreas indígenas com etnias que, historicamente e, desde os tempos imemoriais, nunca existiram no Município de Santarém e cita como exemplo: TUPINAMBÁ, CARA PRETA E MUNDURUKU e, outras áreas com etnias que, apesar de terem sido habitadas por nossos primitivos aborígenes como BORARÍ e ARAPIUN, ambas do mesmo tronco étnico dos TAPAJÓS ou TUPAIUS, são consideradas EXTINTAS por todos os historiadores e registros históricos.
O Deputado Lira Maia encaminhou cópia do Pronunciamento para as diversas autoridades envolvidas no caso, manifestando sua preocupação com esta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário