Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

UFOPA: Uma grande Conquista para Oeste do Pará

O Presidente da Amut, prefeito de Itaituba Roselito Soares avaliando o ato oficial solene em que o vice presidente da República José Alencar sancionou a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) define o ato como uma “conquista Histórica para a região e especificamente para Itaituba”.
O prefeito dessa forma garante que para a educação esse ato de grande relevância vira definitivamente uma página do atraso em termos do conhecimento da pesquisa da educação em nosso município haja vista que seremos uma cidade pólo em relação à UFOPA.
Roselito Soares inclusive ressalta os grandes investimentos que tem feito na educação do município que agora fica mais enriquecida ainda com a criação da Primeira Universidade Pública do Oeste Paraense.
A UFOPA sancionada no dia 6 de Novembro (Sexta feira) Em Brasília, através do Projeto de Lei 2.879/09 vai gerar mais de 800 novos postos de trabalho, compreendendo ainda os cargos de reitor e vice reitor, serão criados 500 cargos de professor e 333 técnico administrativo nos níveis médio e superior.
Os primeiros técnicos e professores serão selecionados ainda esse ano, com contratação em 2010 de 146 professores e 166 técnicos. A região Oeste do Pará terá alternativa de 1,6 mil vagas nos cursos de Engenharia Florestal, Sistemas de Informação, Direito e Licenciatura m Letras, Pedagogia, Física, Matemática e Biologia.
Em face de sua infraestrutura e variedade de cursos o prefeito Roselito Soares considera que a UFOPA” Está na vanguarda de nossas necessidades anseios e sonhos” já que disponibilizará cursos relacionados a nossa rica biodiversidade contemplando todas as necessidades da região.
A UFOPA tem como objetivo atender 10 mil estudantes de cursos de graduação e pós graduação ofertadas pela UFPA, nos Campus de Santarém, Oriximiná e Itaituba e também pela Universidade Federal da Amazônia (UFRA-TAPAJÒS) que serão terão sua infraestrutua repassadas para a Universidade Federal do Oeste do Pará, juntamente com os aluno matriculados que serão incorporados automaticamente na UFOPA.
O presidente da Amut vislumbra nessa Universidade uma nova era de benefícios que irão acelerar ainda mais o desenvolvimento de Itaituba e da região, já que a nova Uiversdiade está inseria nas ações de expansão da rede de ensino superior para desenvolvimento da pesquisa social, ciência e tecnologia como fator de crescimento regional que contempla também nosso município de forma direta como município pólo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário