Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UFOPA é Sancionada

O presidente em exercício, José Alencar, sancionou, nesta quinta-feira, a lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), [ou Uniam, Universidade de Integração da Amazônia] em Santarém (oeste do Estado).

A Ufopa será a primeira universidade pública criada com sede no interior da Amazônia e vai atender um milhão de pessoas em 18 municípios. Além da sede em Santarém, ela terá campi avançados nas cidades de Itaituba, Juriti, Oriximiná, Alenquer, Óbidos e Monte Alegre.
A nova universidade será formada por um desmembramento da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e por uma unidade descentralizada da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Santarém, e deve funcionar já no ano que vem.
Os alunos regularmente matriculados nos cursos da Ufpa e da Ufra em Santarém serão transferidos automaticamente para a nova instituição, assim como professores, funcionários e recursos materiais das duas instituições que serão desmembradas.
Serão oferecidos cursos de formação técnica, de acordo com as vocações regionais, ajudando a alavancar cadeias produtivas como a do minério. Hoje, empresas como a Alcoa, que faz a exploração de bauxita em Juruti, importam de outros estados grande parte de sua mão-de-obra.
Para atender à nova universidade, foram criados 432 cargos efetivos de professor, 120 cargos técnico-administrativos de nível superior, 212 cargos técnico-administrativos de nível médio, 41 cargos de direção, 170 funções gratificadas, um cargo de reitor e um de vice-reitor.
Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário