Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Feira da cultura popular terá início hoje

Começa hoje (10), mais uma edição da feira da cultura popular e do festival folclórico de Santarém.
Este ano a feira completa 41 anos de realização e representa uma boa oportunidade de negócios para agricultores e artesãos da região.
Neste momento os agricultores providenciam os últimos retoques nas barracas para o evento que terá inicio logo mais a noite.
A programação terá inicio com uma caminhada reunindo representantes das comunidades e grupos folclóricos seguida de um culto. Logo após terá a festa do interior, onde os grupos folclóricos das comunidades se apresentam marcando a abertura da feira.
Cerca de 50 comunidades do planalto e da região de rios estarão expondo seus produtos nas barracas que mostram um pouco da cultura de cada uma dessas localidades.
A Secretaria de cultura Jarle Aguiar fala da junção da feira da cultura popular com o folclore. “Dois eventos se tornaram um só e um grandioso evento. A população santarena aprovou e todos os anos a feira tem sido um sucesso e este ano não será diferente.” Informou.
Muitos agricultores vieram de longe para expor seus produtos na feira. É o caso de dona Maria Lucinete que veio da comunidade de Arimum trazendo consigo a arte de tecer com a fibra extraída do tucumã, ofício que aprendeu com a mãe desde muito pequena e que também já repassou para a filha.
A arte de tecer ultrapassa gerações e ela explica que muitas coisas podem ser feitas com a fibra. ”Cesta, bolsa chique, descanso de panela, porta jóia e tudo o que for possível fazer a gente faz.” Afirmou
Esse ano a feira traz algumas novidades como o barracão de experiências, um espaço com um forno, onde é demonstrado o processo de fabricação da farinha de mandioca.
Natali Santiago com informações de Daniele Gambôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário