Páginas

terça-feira, 13 de junho de 2017

Gestão da Saúde Provoca Debate Entre Vereadores

Confesso que na condição de vereador, eu já estava sentindo falta de embates e debates nesta legislatura. Talvez pelo fato dos vereadores novatos ainda estarem se adaptando a Casa, e queiram ainda observar mais o processo legislativo e de certa forma, isso estava gerando um clima harmonioso, mas hoje as coisas mudaram, e após um longo período de timidez, as vezes ensaiando aumentar o tom e criticar o governo municipal, a oposição finalmente resolveu colocar a cara e assumir o seu papel. 
Não estou falando do PSDB, que seria o partido natural a assumir isso, quem se vestiu de oposição foi o Partido Verde, na pessoa do vereador Valdir Matias Jr, que na sessão especial que tratou sobre a Saúde Pública de Santarém, em tom firme, teceu críticas ao prefeito Nélio Aguiar, colocando em cheque sua competência e os números apresentados pelo diretor do Hospital Municipal, chegando a dizer que nestes seis meses de governo, Nélio não fez nada na saúde, a não ser tentar transferir para o Estado a sua obrigação. Valdir Matias é um vereador técnico, acumula alguns mandatos de experiência, tendo concorrido a presidência da Câmara no  inicio da legislatura e certamente, ao falar isso, tem dados em suas mãos.
O Líder do governo Henderson Pinto e eu Dayan Serique vice-lider, em resposta ao vereador Valdir Matias, dissemos que os números apresentados pelo Diretor do Hospital Municipal são verdadeiros e que o Governo Nélio Aguiar, tem tomado atitudes,  buscado alternativas e caminhos para melhorar a cada dia a saúde da população de Santarém. Uma das alternativas estudada é a terceirização, que tem se mostra muito eficiente em Santarém, através da Gestão da PRO-SAÚDE no Hospital Regional do Baixo Amazonas.
Após o dia de hoje, as sessões da Câmara tomam um rumo e tom mais acalorado, com debates qualificados e certamente, com a participação maior dos vereadores e da população na galeria.
A fala do vereador Valdir Matias Jr, revela que o Poder Legislativo é um poder independente, onde os vereadores podem elogiar, defender os projetos do governo, mas acima de tudo, podem e devem criticar e fiscalizar as ações do Poder Executivo, com o fito único de garantir e defender os interesses da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário