Páginas

terça-feira, 20 de junho de 2017

Nélio Aguiar reúne com vereadores para discutir Projeto sobre OS

O Prefeito Nélio Aguiar, vice-prefeito José Maria Tapajós, Chefe de Gabinete Erasmo Maia e Câmara de vereadores, reuniram para discutir sobre o Projeto de Lei que versa sobre contratação de Organização Social - OS, como prestadora de serviços na área de saúde, sobre regulação do Hospital Regional ser feito pela SESPA e sobre a Hemodiálise passar para a responsabilidade do Estado. 
O Prefeito falou da importância do projeto para sua gestão e afirmou que terceirizar não é transferir responsabilidade, nem tão pouco falta de competência, muito pelo contrário, pois ele, e o Secretário Edson filho, como médicos e hoje gestores do município, sabem que é preciso buscar alternativas e um novo modelo de gestão, pois continuar fazendo a mesma coisa que vinha sendo feito, o resultado fatalmente será o mesmo, e por isso, a população o elegeu para dar um novo rumo da saúde.
Os vereadores levantaram diversos questionamentos, entre os principais foi quanto a preocupação com a idoneidade da OS a ser contratada, sobre a situação funcional dos servidores efetivos e concursados que trabalham na Hospital Municipal e UPA, sobre a situação do hospital municipal ser porta aberta e ser gerido por uma OS, sobre a transferência do setor de Hemodiálise para o regional, entre outros.
Nélio respondeu a todos os questionamentos, afirmando que quanto os servidores, os mesmos não terão nenhum tipo de prejuízo e no Projeto de Lei encaminhado a Câmara prevê que  servidores municipais possam ser lotados nas unidades de saúde geridas por OS. Outro ponto importante tratado foi sobre da idoneidade da OS, onde Nélio Aguiar disse que no  bojo do projeto, tem elementos, critérios e fundamentos para credenciar e descredenciar empresas interessadas em gerir Hospital Municipal e UPA. Por fim, Nélio Aguiar falou que está em fase de transição a regulação do hospital regional e que a serviço de Nefrologia que atende renais crônicos passará para a responsabilidade do Governo Estadual que passará de 43 máquinas, para um total de 70.
Os vereadores em sua maioria entenderam a importância do Projeto da OS, mas informaram que continuarão debatendo sobre o tema, inclusive de buscar informações em municípios onde isso já é realidade e ouvindo vários segmentos e profissionais com experiência em Gestão de OS, cabendo a Comissão de Saúde fomentar esse debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário