Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Itaituba: II Conferência Municipal de Educação

Dois dias e mais de 300 propostas lotaram o Centro Cultural de eventos Daniel Berg (antigo Chapéu do Povo) para a realização da II Conferência Municipal de Educação, em conformidade com o regimento interno da Conferência nacional de educação-Conade.
A abertura do evento educacional antes de entrar na pauta dos trabalhos dos debates e aprovação das propostas teve a parte solene onde o prefeito em exercício Silvio de Paiva Macedo, Maria José Teles (Seduc), Eliene Nunes (Secretaria de Educação), Paulo Sergio Nogueira (secretario de cultura) e Sandra Aparecida (Secretaria de Administração), prestigiaram a abertura do evento.
Após a etapa dos discursos pelos integrantes da mesa, a secretaria de educação professora Eliene Nunes fez uma apresentação abrangente com panorama da educação de Itaituba mostrando as conquistas e avanços que beneficiaram os profissionais da educação.
A coordenadora da Seduc, professora Maria José Teles também falou sobre as ações da 14ª URE em Itaituba e suas parcerias com o município. Na seqüência foi feita apresentação cultural por alunos do ensino fundamental da escola Antônio Gonzaga Barros, onde interpretaram musicas populares com flautas.
Fechando a primeira etapa dos trabalhos pela manhã, a professora Loreni Bruch proferiu a palestra” A gestão democrática: aprendizagem e exercício de participação” ocorrendo a aprovação do regimento que passou a nortear os trabalhos da II Conferência, com análise e votação as propostas com o encerramento dos trabalhos as 22h30hs.
O termino da I Conferência ocorreu na quinta feira (10) onde os debates foram acalorados e com polêmicas. Dentre as inúmeras propostas constou subsídios de convênios com as universidades privadas e incentivo fiscal, realização de feira municipal de (não aprovadas), paraolimpíadas voltadas para crianças portadoras de necessidades especiais.
No total o documento utilizado para a aprovação das propostas continham cerca de 39 paginas co mais de trezentas propostas coletadas nas pré conferencias realizadas e diversos pólos no município, de onde também foram indicados os 47 delegados presentes na Conferencia.
A II Conferência de Educação de Itaituba desse ano teve como tema ”Educação,Desenvolvimento e Cidania-com participação popular-repensando idéias e ações”, com temas voltados para crianças adolescentes, jovens e adultos, já que debateu o ensino infantil, fundamental (Eja), Médio,Tecnológico e Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário