Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Itaituba: Prefeitura viabiliza aterro sanitário

Após uma semana de impasse, a cidade já caminhava para um estado de calamidade, finalmente o Ibama flexibilizou e autorizou a coleta do lixo doméstico que foi reiniciada na noite de domingo (29).
Com a estrutura de maquinários necessários, a Seminfra iniciou o recolhimento do lixo em todos os bairros da cidade. Agora, o lixo recolhido está sendo depositado em uma área adquirida pelo município na Comunidade do Farturão, distante treze quilômetros da sede.
O novo local atende todos os requisitos legais e o processo de licenciamento ambiental já está sendo analisado pelo Ibama e pela Secretaria Estadual de Mineração e Meio Ambiente (Semma)
Para o prefeito em exercício Silvio Macedo, o problema do lixão já estava virando novela, mas depois de muito diálogo, consenso e parcerias, o impasse terminou.
Silvio afirmou que todos os esforços foram feitos para que a população não viesse a ser penalizada. Ele considerou fundamental a solidariedade da população que teve paciência nessa questão.
Sílvio Macedo disse ainda que a nova área lixão é ampla, e tem capacidade de comportar quantidade de lixo com demanda suficiente para oitenta anos, garantindo que o aterro sanitário não permitirá que o mesmo fique a céu aberto, e por isso mesmo, sem riscos de impactos ambientais para rios, igarapés ou qualquer outro ambiente da natureza.
Fonte: CCS-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário