Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Enchente: Itaituba em estado de emergência

Em face do aumento constante do nível do rio Tapajós, o município de Itaituba a exemplo de marabá também entrou em estado de emergência. Na ultima medição do dia 19 ,o nível do rio já estava em 8.46, atingindo vários pontos da cidade provocando alagamentos em bairros diferentes.
Segundo dados da Defesa civil local cerca de 18 famílias por iniciativa própria já saíram de suas casas e mais de 470 famílias estão desalojadas na Zona urbana, que com 251 famílias nas áreas ribeirinhas correspondem a cerca de 1880 pessoas afetadas(homens, mulheres, crianças e idosos).
Mas embora o numero de pessoas seja elevado,Divanir Ribeiro coordenadora da defesa civil local disse ao Impacto que a situação está sob controle já que a defesa civil com apoio de todas s secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, 53º Bis e outras entidades voluntárias já montou um plano de ação bem estruturado para atender as pessoas vitimas e alagamento.
Nesse sentido a defesa civil vem se mobilizando fazendo as notificações e avaliações as áreas atingidas, repassando os dados para a defesa civil, do estado, para que possa ser enviados recursos necessários para que sejam supridas as necessidades da população afetada de Itaituba nas áreas de riscos.
No que concerne ao atendimento em termos de saúde, cestas básicas, redes, mosqueteiros, colchões, cobertores e colchonetes, segundo Divanir tudo já está consolidado para que as vitimas de alagamentos possam ter seu drama minimizado, inclusive com diversos pontos de abrigos já definidos caso seja necessária a retirada das pessoas em suas casas.
Quanto aos alagamentos que te ocorrido em todos os anos, a Coordenadora a defesa civil esclarece que a Seminfra tem feito um grande trabalho na limpeza de esgotos, o que tem reduzido mais o impacto as enchentes.
O prefeito Sílvio de Paiva Macedo vem dando todo apoio necessário para a Defesa civil local para que as peso as atingidas pelas enchentes possam ter todo atendimento necessário, para isso colocou todas as secretarias ao dispor da defesa civil que já se reuniu com o gabinete para as ações cabíveis na ação de apoio.
CCS - PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário