Páginas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Itaituba: Lixo toma conta da cidade

Por Francisco Amaral
A cada dia que passa aumenta o aspecto de abandono em que a cidade de Itaituba se encontra em função das medidas adotadas pelo atual prefeito Valmir Climaco de Aguiar (PMDB). Na tentativa de denegrir a administração dos ex prefeito Roselito Soares e Sílvio Macedo, Valmir passou a promover inúmeros cortes em setores responsáveis em prestarem serviços essências para a população que começa a sofrer e se revoltar com a paralisação da administração municipal.
Um dos serviços que o atual prefeito disse que estava com os preços bastante elevados é o da limpeza pública, onde para diminuir os gastos, Valmir além de demitir vários funcionários contratados, ainda dispensou a empresa que prestava serviços com o fornecimento de caminhões papa lixo, contratando algumas caçambas. “Os caminhões estavam alugados no valor de nove mil reais cada e eu dispensei e aluguei as caçambas no valor de 3 mil reais”. Disse em entrevista a imprensa.
A justificativa de economia dos recursos públicos alegada pó Valmir para a dispensa dos dois caminhões papa lixo da empresa Visatc que eram alugados para a prefeitura é contraditória, considerando que cada papa lixo alugado por Roselito pelo valor de nove mil reais, tem capacidade para comportar 12 toneladas de lixo, enquanto que as caçambas alugadas por Valmir tem a capacidade para apenas 3 toneladas, o que significa, que para substituir a quantidade de lixo de um papa lixo, Valmir terá que contratar 4 caçambas, que a três cada, representa doze mil reais, aumentando a despesa em seis mil para suprir o trabalho dos dois papa lixo dispensados.
Outro fator que o prefeito não considerou, é quanto a quantidade de funcionários. Nos dois papa lixo a prefeitura utilizava serviços de seis garis e dois motoristas, já para as oito caçambas são necessários 24 garis, isto é, 4 garis para cada caçamba, representando uma maior despesa com pessoal, sem que o serviço seja prestado com qualidade, considerando que parte do lixo recolhido pelos garis, acabam caindo das caçambas, ficando pelo meia da via pública.
No aterro controlado da prefeitura, o lixo está além do nível suportável pelas leis ambientais e, sem nenhuma providência sendo tomada por parte da administração, a tendência que o problema se agrave e venha ser interditado.
Nesta quinta(13), antes do fechamento de nossa edição, a nossa reportagem percorreu algumas ruas da cidade e pode registrar inúmeros entulhos de lixo doméstico nas margens das ruas, causando mal cheiro e atraindo urubus que se responsabilizavam em espalhar e aumentar o já forte odor.
Na 10ª rua da Bela Vista, encontramos a senhora Raimunda, que brigava com os urubus que teimavam em espalhar o lixo nas proximidades de sua residência. “O carro do lixo passou cheio e não parou e o lixo ficou. Hoje veja como está. Não há quem aguente essa podridão,” reclamou.

11 comentários:

  1. Dayan é bom investigarem de quem é esses carros e onde estão sendo abastecidos....Outra as caçambas e as maquinas que vieram de Belém foram adquidas pelo Roselito, porque será que eles não falam isso... ESTAMOS DE OLHO... a população de Itaituba não é mais besta. pode fazer uma pesquisa neste momento pra saber o que a população está pensando do atual governo...

    ResponderExcluir
  2. Aqui no centro da cidade está cheio de lixo desde sexta feira o carro não passa, talvez é por causa da economia que ele vem fazendo... até agora não vi eles fazerem NADA... acho que vai sobrar muito dinheiro....porque funcionários tem poucos pra pagarem,no multirão estão recebendo ajuda foi isso que ele falou em sua entrevista....O POVO DE ITAITUBA NÃO É BESTA!!!ESTAMOS DE OLHO....

    ResponderExcluir
  3. Porque será que as tvs não divulgam isso, ultimamente só mostram coisas boas, porque será? Alguem poderá me esclarecer isso...rrsrsrs porque não divulgam que o hospital municipal não tem serventes e nem cozinheira apenas uma de cada para todo o hospital.PARABÉNS AMARAL PELA POSTAGEM..porque estamos na era da mordaça...rsrs

    ResponderExcluir
  4. TENHO CERTEZA QUE JÁ TEM MUITA GENTE COM MUITA SAUDADES DO ROSELITO E NÃO É SÓ OS PUXA SACO NÃO É POVÃO QUE GOSTA DE SER BEM TRATADO... PORQUE TEM POLÍTICO QUE TENTA SER DO POVÃO MAIS NÃO TEM JEITO PRA ISSO.. KKKK....QUEM SABE QUANDO FOR ELEITO PELO POVO PORQUE ASSIM ENTRANDO NA MARRA É PURA BUCHA...KKK

    ResponderExcluir
  5. Esse prefeito é muito fraco...
    Fico torcendo para o desenvolvimento de Itaituba, porém, o prefeito atual gerindo a cidade, fica complicado.

    ResponderExcluir
  6. o atual prefeito e seus secretarios untrapassados querem enganar a população com um serviço de limpeza feito no jardim da araras que simplesmente cavaram e so deixaram lama e mais lixos no meio das ruas serviço porco. estamos de olho não mererecemos ser enganados. tenho pena de nosso municipio na mão dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  7. o prefeito so esta fazendo alguma coisa porque o ex-prefeito deixou asfalta, caçambas novas e outros beneficios. porem eles falam que foram eles que conseguiram esses beneficio mentirosos e sem vergonhas pois a população sabe que eles não tem conpetencia para burcar esses beneficios, estamos de olhos nesses mentirosos.

    ResponderExcluir
  8. walmir e seus secretarios e alguns puxa sacos estão tentando enganhar o povo dos jardim das araras com tal de um multirão que deixou nosso bairro ainda mais cheio de valas e para piorar uma lama que não podemos sair de casa.bando de safados

    ResponderExcluir
  9. estamos precupados pois nosso prefeito viajou para brasilia sera que foi usando o seu chapeu. acredito que não pois seus puxa devem ter lhe orientado que vergonha. imagino ele falando com um ministro com um sercretario de governo. será que ele levou uma pessoa para ler em seu lugar os seu pedidos. acho que sim pois na posse o peninha foi quem leu para ele.

    ResponderExcluir
  10. O HOMEN DO CHAPÉU ATÉ AGORA NADA FEZ, A UNICA COISA QUE FEZ RÁPIDO FOI DEMITIR TRABALHADORES... PORQUE SERÁ...SERÁ QUE É SÓ PORQUE ERA ADMIKTIDOS PELO ROSELITO OU É PORQUE É UMA QUESTÃO DE ECONOMIA....RSRSR O POVO ESTÁ ESPERANDO PROJETOS QUE ATÉ AGORA NADA.....O UNICO PROJETO QUE TEM É FALAR MAL DO EX PREFEITO... ISSSO É UMA VERGONHA....LIMPEZA O OUTRO JÁ FAZIA...QUEREMOS PROJETOS... CADÊ... ALGUEM VIU....RRSRSR

    ResponderExcluir
  11. HOJE OBSERVAMOS O DESCASO PELO PODER PÚBLICA, FUNCIONÁRIOS COM MEDO, PESSOAS MAL PREPARADOS..E MUITO MAIS

    ResponderExcluir