Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vereador pede audiência pública para debater Belo Monte

O vereador Valdir Matias Jr. (PV) encaminhou requerimento pedindo uma sessão especial, no plenário da Câmara, no próximo dia 25 de maio para que parlamentares, autoridades e a sociedade possam debater sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, e as diversas opiniões contrárias que cercam o assunto.
Apesar dos benefícios, que trará para os municípios do Oeste do Pará, como Altamira e Santarém, a construção de Belo Monte está cercada de polêmicas. Matias Jr. fala de opiniões conflitantes, por parte de movimentos sociais, que têm convicção de que o projeto apresenta graves problemas na sua concepção original. O vereador explica que grupos contrários à obra defendem que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos.
Outro argumento citado pelo parlamentar é que a obra irá inundar permanentemente os igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira, e parte da área rural do município de Vitória do Xingu.
Assessoria Parlamentar
Notas do Blogger:
Quais os benefícios que a construção de Belo Monte trará para Santarém?
Porquê não debater sobre a Hidrelétrica de São Luis do Tapajós, que fica bem mais próxima de Santarém?
A intenção do nobre vereador é positiva, mas antes devemos debater questões mais próximas, olhar o nosso umbigo primeiro e deixar questões de cunho regional para a Assembléia Legislativa e trabalhar questões para qual foram eleitos, ou seja, os problemas que afligem a população santarena. Ex. Buracos, concurso público, gestão democrática, contratação de temporários, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário