Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Atendimentos médicos são oferecidos para a população santarena na orla da cidade

De hoje, 27, até o próximo sábado, 30, as caravanas Pro Paz/Presença Viva (Governo do Estado do Pará) e Olhar Brasil (Governo Federal) estarão prestando atendimentos com consultas especializadas a usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, demanda espontânea para pessoas acima dos 60 anos e consultas oftalmológicas para estudantes. Os serviços médicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), ocorrerão a partir das 5h30, na Unidade Fluvial Itinerante do Pró-Paz, ancorada no Terminal Fluvial Turístico, e Unidades Móveis, instaladas nas proximidades da Praça do Pescador.

As especialidades clínicas disponibilizadas são: cardiologia, ginecologia, pediatria, reumatologia, dermatologia, clínica médica, urologia e neurologia. Entre os exames laboratoriais ofertados estão: análises clínicas, ultrassonografia, eletrocardiograma, PCCU, colposcopia e exame de próstata.

Os serviços são voltados principalmente ao público de consultas eletivas - com encaminhamento médico. Para ser atendido é importante apresentar requisição médica, cartão SUS e carteira de identidade. Já os serviços para demanda espontânea – pacientes que não possuírem encaminhamentos – serão voltados apenas para maiores de 60 anos que passarão primeiramente pela consulta do clínico geral e, em seguida, direcionados às especialidades.

Olhar Brasil

Enquanto isso, a caravana Olhar Brasil atenderá alunos de 84 escolas de Santarém, beneficiados pelo Programa Saúde na Escola (PSE) com consultas oftalmológicas. Os estudantes estão sendo selecionados e deverão, juntamente com os pais ou responsáveis, estar presentes no momento da consulta com cartão do SUS e identidade.

Na ação, serão realizadas consultas e cirurgias oftalmológicas para a correção de problemas como pterígeno (conhecida como carne crescida), estrabismo e astigmatismo, além da realização de cirurgias de catarata.

A caravana Olhar Brasil tem como principal objetivo levar consultas e cirurgias oftalmológicas para a população que não tem acesso a esse tipo de atendimento na região, além de garantir a diminuição na lista de espera de atendimento oftalmológico nos municípios. A Unidade Fluvial da Caravana Pro Paz, tem capacidade para a realização de 300 cirurgias, 1.000 consultas e 5.000 exames por dia.

No espaço Estação Cidadania, localizado na Avenida Rui Barbosa próximo à Praça Prefeito Elias Pinto, ocorrerá a expedição de 1ª ou 2ª vias de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, cartão SUS, título eleitoral, além de atendimento jurídico e fotografia 3X4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário