Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Itaituba: SEMDAS lança Campanha "Doe uma garrafa Peti"

A Secretaria Municipal de Ação Social – SEMDAS – está trabalhando em parceria com as demais secretarias do município numa campanha de arrecadação de garras PETI. A meta é recolher 30 mil garrafas. Colabore, tome seu refrigerante e leve a garrafa em um dos pontos de arrecadação: SEMINFRA, SEMDAS e ESCOLAS MUNICIPAIS.
As garrafas servirão para os trabalhos sociais desenvolvidos pela SEMDAS. Participe, você estará colaborando para as ações desta secretaria e estará colaborando com o meio ambiente, lembre-se que já chegando o período de chuvas, período em que muitas áreas da cidade apresentam alagamentos e as garrafas peti são os principais objetos encontrados em córregos e na boca das bueiras, impedindo a passagem da água. Doe qualquer quantidade de garrafa, a participação de todos é muito é importante. Você pode ser um grande colaborador de mais este projeto da SEMDAS.
Seja legal com o meio ambiente e colabore com a SEMDAS.

O que é PET
O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva.
A importância da reciclagem do PET
Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem. Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.
A reciclagem de garrafas PET passa pelos seguintes processos: 
1º) As embalagens PET passam por um processo de lavagem e prensagem;
2º) Os fardos de PET passam por um processo de trituração, resultando em flocos;
3º) Os flocos passam por um processo conhecido como extrusão, resultando em grãos;
4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou produtos plásticos como, por exemplo, embalagens.
ASCOM-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário