Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Sespa reduz em 77% casos de malária no Pará de 2011 a 2013

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) continua reduzindo os casos de malária em todo o Estado. A série histórica referente aos anos de 2011 a 2013 aponta uma redução final de 77%. De janeiro a novembro de 2012, foram registradas 75.082 ocorrências da doença no Pará, contra 21.710 casos no mesmo período deste ano. Os municípios que mais reduziram os índices foram Cametá, Oeiras do Pará, Curralinho, Bagre e Alenquer. Também houve diminuição no número de casos nos municípios considerados prioritários, como Itaituba, Anajás, Jacareacanga, Novo Progresso e Afuá.
O avanço é resultado das ações preventivas que a Sespa tem feito em conjunto com os municípios paraenses no combate à doença. Segundo o Departamento de Controle de Endemias da Sespa, a diminuição dos casos se atribui à participação efetiva do Estado no trabalho de prevenção, além do comprometimento dos gestores municipais.
Apesar de um fato isolado e logo controlado, como foi a ocorrência de mais de 80 casos em Ananindeua, entre os meses de março e abril deste ano, os números indicam redução significativa ao longo dos últimos três anos. A orientação da Sespa é que todos os gestores continuem comprometidos com o Estado para a vigilância em saúde, principalmente para orientar e tratar a população que mora em áreas consideradas de risco.
Entre as ações de combate à doença, a coordenação estadual de Controle da Malária atua em parceria com os municípios na prevenção, diagnóstico e capacitação de profissionais. As ações incluem treinamento de microscopistas e treinamento em manejo clínico de doentes com malária grave, nas regionais de saúde.
Ainda são ministradas por ano duas oficinas de avaliação da malária em polos das regionais de saúde do Pará. Está prevista, ainda para este mês, a segunda avaliação do ano. O encontro reúne secretários municipais de Saúde, diretores de Centros Regionais de Saúde e coordenadores de endemias de vários municípios.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário