Aconteceu no sábado (23) e domingo (24) na aldeia do mangue, a primeira edição dos Jogos Indígenas da nação Munduruku. O evento foi organizado pela Prefeitura de Itaituba através da Diretoria de Desporto e Cultura, tendo como objetivo a integração sociocultural dos indígenas do mangue e praia do índio. O torneio contou com a presença da prefeita Eliene Nunes que evidenciou a iniciativa, acrescentando que as manifestações culturais ou esportivas são mecanismos eficientes de integração e de cidadania.
A primeira edição dos Jogos Indígenas teve disputas nas modalidades de futebol masculino e feminino. Conforme os jogadores, as próximas edições serão mais amplas abrangendo os jogos e competições tradicionais que são utilizadas nas aldeias em datas comemorativas, como, por exemplo, o Quarup que reúne em competição, o modo de vida e costumes dos nativos, bem como, a participação dos indígenas de outras regiões.
O diretor de desporto, Junior Araújo, disse que este foi um momento ímpar na história esportiva de Itaituba por contemplar a população indígena nas ações públicas, promovendo de certa forma, a inclusão social através de eventos como estes que remetem à valorização cultural dos Munduruku.
(Ascom-PMI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário