Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

XII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Santarém

Foi aberta nesta quarta-feira (20), no auditório da UEPA, a XII Conferência Municipal de Saúde, cujo tema central é: “Controle Social: Direito e participação em defesa de um SUS Público, Universal e Integral". A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Saúde e é uma oportunidade para a população santarena discutir as políticas de saúde, além de garantir a implementação das deliberações como a luta permanente pela defesa do SUS. Participaram da abertura, o prefeito Alexandre Von, as secretárias de Saúde, Valdenira Cunha e Lívia Corrêa (adjunta), o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Menezes, os vereadores Henderson Pinto, Marcela Tolentino e Rogério Cebulisk, o representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS), Fernando Luiz Eleotério, o promotor de Justiça, Túlio Novaes, o diretor do 9º CRS/SESPA, Raimundo Nonato Colares Júnior, e o advogado Edivaldo Medeiros, que representou a OAB-Subseção de Santarém.

A Conferência é fruto das pré-conferências, realizadas nas áreas urbana e rural, quando foram apontadas as principais demandas que serão abordadas na Conferência Municipal. Na ocasião, o prefeito Alexandre Von ressaltou a importância da discussão sobre o tema e reafirmou o compromisso do Município na defesa das políticas públicas do SUS, que garantam a inclusão e o respeito aos usuários.

Segundo a secretária de Saúde, Valdenira Cunha, as propostas apresentadas durante os três dias serão avaliadas com todos os componentes da plenária, para mensurar as prioridades exequíveis pela gestão durante os anos subsequentes.

“O nosso objetivo é melhorar cada vez mais os atendimentos aos usuários do SUS. Por isso, os diversos segmentos estão representados nesse momento de discussão”, explica a secretária.

A XII Conferência Municipal de Saúde vai até sexta-feira, dia 22, com a eleição das entidades que comporão o Conselho Municipal de Saúde no biênio 2014/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário