Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Professores são qualificados em Itaituba

A Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação de Educação Infantil promoveu sua 4ª Formação Continuada. Ao todo 180 educadores, entre professores e diretores, participaram de mais esta etapa de produção de conhecimento. O tema desta quarta formação foi “Reflexões sobre avaliação na educação infantil”. Esta formação foi voltada para os professores da Zona Urbana, no entanto, já aconteceram formações envolvendo os educadores da Zona Rural e estão previstos outros trabalhos contemplando estes professores.
Para a coordenadora do setor, professora Ivaneide Sousa, o processo de avaliação tem grande importância no educar, inspirada em Luckesi, ela diz que a avaliação tem que ser repensada dia após dia, que é preciso planejar o avaliar, que o educador precisa agir e refletir a pratica docente.
O educador, ao lidar com a avaliação da aprendizagem escolar, deve ter em mente a necessidade de colocar em sua prática diária, novas propostas que visem a melhoria do ensino, pois a avaliação é parte de um processo e não um fim em si e deve ser utilizada como um instrumento para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Diz Hoffmann:
A avaliação, enquanto mediação, significa encontro, abertura ao diálogo, interação. Uma trajetória de conhecimento percorrida num mesmo tempo e cenário por alunos e professores. Trajetos que se desencontram, por vezes, e se cruzam por outras, mas seguem em frente, na mesma direção (2005, p. 40).

Hoje o município de Itaituba tem em sua rede de ensino mais de 4 mil alunos na Educação Infantil do município. Na Zona Urbana são 3.361 alunos distribuídos em 12 Centros de Educação Infantil, são os CMEI e anexos em 02 escolas; na Zona Rural são 896 alunos distribuídos em 57 escolas e 02 CMEI. A especificidade do interior do município é sentida por professores e a administração, são escolas distribuídas por toda a margem do rio em comunidades ribeirinhas, vicinais e região garimpeira; o número de escolas é maior, mas, com uma quantidade menor de alunos, e é preciso atender às necessidades dessas populações que habitam os lugares mais distantes da sede do município.
Total de alunos na Educação Infantil: 4.257
Ascom-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário